Agricultura Paraná
Pavimentação de estrada rural de quase 6 km beneficia agricultura familiar em Pato Branco
180 agricultores serão beneficiados nas comunidades São Caetano e Barra do Dourado. Importante conexão com o centro da cidade, a pavimentação vai ...
23/11/2022 15h20
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
Foto: SEAB

A pavimentação de uma estrada rural em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, vai beneficiar produtores e comunidade local. A estrada municipal Romualdo Guarez receberá investimento de R$ 4,42 milhões, sendo R$ 1 milhão por meio do programa Estradas da Integração, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, e R$ 3,42 milhões do município. Estima-se que aproximadamente 180 agricultores serão beneficiados nas comunidades São Caetano e Barra do Dourado, além de demais usuários.

O convênio, assinado em 2021, prevê a pavimentação asfáltica ao longo de 5,7 quilômetros. Importante conexão com o centro da cidade, essa estrada é utilizada pelas comunidades rurais para transportar produtos da agricultura familiar que abastecem feiras e supermercados. Além de facilitar essa logística, a obra vai garantir deslocamento mais seguro para quem utiliza os serviços de saúde, transporte escolar e lazer.

A agricultura é fundamental para a economia de Pato Branco, com destaque para a produção de grãos, olericultura, fruticultura, bovinocultura leiteira e avicultura. De acordo com o técnico Valdemir de Almeida, do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro) da Seab no município, os agricultores tinham dificuldades com o trânsito principalmente em dias chuvosos, o que prejudicava o transporte de insumos ou da própria produção. “Era um problema sério, e nossa região tem chuvas frequentes no verão”, conta.

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Após uma breve pausa devido ao excesso de chuvas na região nos últimos meses, as obras seguem na fase de terraplanagem para adequação, e execução do alargamento de uma ponte existente no local. O prazo para finalização é até 2024, mas a conclusão pode acontecer antes da data limite. “Vai melhorar muito a vida do produtor rural, assim como das pessoas que precisam se deslocar para o interior, para revenda de insumos e assistência técnica”, completa o técnico.

EXEMPLO– O agricultor Agostinho Madalosso, que se dedica com a família à produção de hortaliças e frutas orgânicas em uma área de dois hectares, e fornece para duas feiras e três supermercados, comemora a pavimentação. “A estrada era ruim. Mesmo passando máquinas, em poucos dias já estragava, porque era bem movimentada. Para mim, que às vezes precisava ir duas vezes ao dia para a cidade, era difícil”, explica.

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De acordo com o produtor, nos dias de chuva o caminhão que transporta os produtos precisa ser guinchado e muitos produtos são perdidos. A conclusão do asfalto vai reduzir significativamente os gastos com manutenção, além de impulsionar o turismo rural, com compradores que vão diretamente à propriedade. “No final de semana tinha boa venda aqui, o problema era a estrada. Com o asfalto, o movimento vai voltar”.

INTEGRAÇÃO– O programa Estradas da Integração visa, além das reformas necessárias para a logística da agricultura familiar, melhorias nas condições de vida da comunidade e proteção do meio ambiente, de acordo com princípios conservacionistas. O plano de trabalho para manutenção das estradas leva em consideração o controle da erosão na via e propriedades vizinhas, reduzindo o carreamento de sedimentos para os cursos d’água e consequentemente a poluição das águas e o assoreamento dos leitos.

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Outro benefício citado pela chefe do núcleo regional da Seab em Pato Branco, Leunira Tesser, é para a permanência das famílias no campo, garantindo a produção de alimentos. “Quando o governo investe em estradas e segurança, é um benefício tanto para o rural quanto para o urbano. A gente percebe que, quando as estradas que estão pavimentadas, muitas pessoas voltam a morar no campo, compram suas chácaras. Então também é um caminho para levar as pessoas do meio urbano para a área rural, e manter os jovens no campo”.

O programa busca promover a conscientização das comunidades sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, principalmente água e solo, como condição básica para a melhor conservação das estradas rurais. Com a readequação das estradas, é possível melhorar a trafegabilidade, reduzir custos de manutenção e da produção agrícola. Também inclui capacitação das administrações municipais nas técnicas de gestão, manejo e conservação.

Nos últimos três anos, o Governo do Estado pavimentou 1.000 quilômetros de estradas rurais com pedras poliédricas ou com blocos sextavados em todo o Paraná. O investimento chegou a R$ 304 milhões, beneficiando 18 mil famílias de 202 municípios.