Meio Ambiente Minas Gerais
Seminário virtual destaca gestão de barragens de água em Minas Gerais
No estado, oito reservatórios de grande porte são utilizadas pela Copasa para abastecimento de água. Na RMBH, o fornecimento atende 5 milhões de pe...
23/11/2022 15h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Minas Gerais
Igam / Divulgação

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) concluiu, nesta quarta-feira (23/11), encontro on-line sobre gestão das barragens de água no estado. O objetivo foi a abordagem de pontos importantes das estruturas do estado como segurança, abastecimento e ações preventivas no contexto do Plano de Ação Emergencial (PAE) e do Plano de Contingência (PLANCon).

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, destacou os desafios do Estado na gerência de barragens de água e as medidas trabalhadas pelo governo para utilizar as estruturas como soluções que proporcionem segurança hídrica ao sistema.

“Muito recentemente temos discutido, em especial com os irrigantes, a utilização dessas estruturas como uma solução para dar segurança hídrica e resiliência ao sistema. É uma solução hidrologicamente viável e deverá, sim, ser fomentada, mas tem que ser pensada, também, sob a luz das responsabilidades advindas de segurança de barragens”, disse.

Durante os dois dias de evento, três palestras foram apresentadas, com os seguintes temas: instrumentos legais de segurança de barragens de água em Minas; explicações sobre a Portaria Igam 03/2019, que estabelece a obrigação do cadastro de segurança de barragens de água, em atendimento à Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB); e instrumentos da Portaria Igam 02/2019, que regulamenta a PNSB no Estado. 

Abastecimento público

Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), há três grandes reservatórios de água: Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, sendo que 52% do volume distribuído na Grande BH vem desses locais.

O superintendente de Desenvolvimento Ambiental da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) , Nelson Guimarães, explicou aos participantes sobre a utilização de barragens como essas para sistemas de abastecimento público.

“A Copasa garante o abastecimento de água a quase 5 milhões de habitantes na RMBH, sendo que 52% do volume distribuído vem de reservatórios e 48% de sistemas superficiais na bacia do Velhas. O principal deles é a captação direta em Bela Fama, em Nova Lima”, explicou.

Ele disse ainda que Minas conta com oito barragens de grande porte para abastecimento de água, geridas pela Copasa.

O webinar também trouxe palestra de Miguel Sória, do Comitê Brasileiro de Barragens, que destacou a relevância das barragens para a segurança hídrica. Miguel focou na demanda e na disponibilidade de água em escalas mundial e nacional, além de falar sobre reservatórios artificiais de água e segurança de barragens.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0