Com proposta de promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza cursos da Inclusão Produtiva, entre os dias 20 e 25, nos municípios de Araguacema, Araguatins e Babaçulândia.
Os cursos, direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, ocorrem em parcerias com as prefeituras municipais, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Smas).
Araguacema
Em Araguacema, as capacitações são nas áreas de artesanato e beleza com os cursos de Arte em Retalhos e Designer de Sobrancelhas.
Maria Carmelita Sales está fazendo o curso de Arte em Retalho, em Araguacema, e conta que tem facilidade para aprender a fazer artesanato. “Com a capacitação quero ganhar uma renda extra”, afirmou.
Já Hemilli Ferreira Dias está participando do curso de Designer de Sobrancelhas e Maquiagem. "Hoje a gente aprendeu a marcação com linha para fazer o designer da sobrancelha e estou me esforçando bastante, pois pretendo abrir meu próprio negócio para ganhar dinheiro na área”, frisou.
Araguatins
Já em Araguatins as capacitações são para Designer de Sobrancelhas e Maquiagem, Barbearia e também Confeitaria e Panificação.
Ivone Souza, 34 anos, está no curso de Confeitaria e Panificação. "Nós mulheres precisamos aprender algo para aumentar nossa renda familiar e essa é uma ótima oportunidade. Tenho aprendido receitas na internet e para aprender mais aqui, presencialmente, é melhor ainda", destacou.
Selene Miranda Parrião, 50 anos, sempre sonhou em fazer um curso de Barbearia. " Gosto da área e quero saber fazer para melhorar minha renda", afirmou.
Ezequias Noleto Cruz, 25 anos, reforçou que está no curso de Barbearia “porque é uma área que me identifico e gera muita renda. Quero melhorar minha renda familiar".
Samilly Ananda Sacramento Guimarães, 21 anos, está inscrita no curso de Design de Sobrancelhas e Maquiagem. "O intuito é aprimorar e garantir a renda familiar", ressaltou.
Babaçulândia
O município de Babaçulândia recebe os cursos de Design de Sobrancelhas e Maquiagem, Panificação, e Cabeleireiro. A expectativa é gerar 75 empregos direta e indiretamente, informa a coordenadora do curso em Babaçulândia, Cristiane Profiro.
Deliane Alves está no curso de maquiagem. "Sempre tive vontade de aprender a fazer maquiagem e penso em investir na área da beleza", afirmou ela. Já Maria Valquene Souza trabalha no ramo de panificação. "Quero colocar em prática as novas receitas que estou aprendendo e também levar para o dia a dia", informou.
Capacitações
Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. "E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único", informou o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.
As capacitações ocorrem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.
Inclusão Produtiva
O Governo do Tocantins desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.
O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.