Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Fórum Municipal de Educação (FME) realizará uma audiência pública com o tema “Plano Municipal de Educação: para quê projeto de sociedade?”. A audiência terá o objetivo de apresentar os resultados do plano aprovado em 2015 e avaliar as perspectivas da educação municipal.
Antes, o FME realizou duas pré-audiências públicas com o objetivo de apresentar o relatório do FME e debater sobre as metas e as estratégias que foram consolidadas para atender ao plano decenal. A última reunião preparativa para a audiência pública de dezembro aconteceu ontem (21), no auditório do Ministério da Agricultura.
“Nós já estamos na perspectiva de fazermos uma avaliação do que foram esses oito anos de implementação, para termos a consolidação de novos horizontes e poder pensar o nosso novo plano. Experimentar esses próximos dois anos, as próximas audiências, já com o intuito de demarcar metas: o que precisa refazer, alterar, proporcionar novos percentuais à luz do que o censo municipal tem indicado”, explicou a coordenadora do FME, Talamira Taita.
A vice-coordenadora, Emília Guimarães, diz que as pré-audiências funcionam para começar a instigar nas pessoas o desejo de participar, discutir e se envolver na educação do município.
Para o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, é de fundamental importância a participação de toda sociedade na audiência a ser realizada em dezembro. “Nós temos a Smed, o FME e também o Conselho Municipal de Educação. Entretanto, a audiência permite a participação de toda sociedade. O nosso desejo é que Vitória da Conquista seja um polo educacional de qualidade, quer seja público e privado, creches, educação infantil, fundamental, médio e superior”.