Meio Ambiente Ceará
Movimento “Ceará sem lixo no mar” será lançado dia 19 de novembro, no Cumbuco
No próximo sábado (19), às 9h30, na barraca Duro Beach, no Cumbuco, em Caucaia, será lançado o Movimento “Ceará sem lixo no mar”. As atividades já ...
16/11/2022 09h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

No próximo sábado (19), às 9h30, na barraca Duro Beach, no Cumbuco, em Caucaia, será lançado o Movimento “Ceará sem lixo no mar”. As atividades já começam às 8h, quando Agentes Jovens Ambientais (AJAs), catadores e voluntários estarão realizando uma ação educativa de limpeza da praia em alusão ao International Coastal Clean Up (ICC), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, entidade promotora do evento, explica que a escolha do Cumbuco se deu pela conquista da certificação Bandeira Azul por aquela praia. “Estamos elaborando, junto com diversas instituições e o apoio do professor Alexander Turra, da USP e da cátedra Unesco, o Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar. O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, informa o secretário.

O Governo do Ceará deve assinar um Pacto com os 20 municípios litorâneos. Serão também apresentadas as propostas de Decreto da Cultura Oceânica para Educação Ambiental e da Lei Estadual do Mar. Além disso, será entregue a Certificação Praia Limpa, que vai contemplar 21 praias de 12 municípios, premiando gestões comprometidas com o desenvolvimento de ações e medidas efetivas de proteção e aplicabilidade da qualidade ambiental e infraestrutura, que incentivam a promoção da conservação e restauração do patrimônio natural e contribuem para o favorecimento da atividade turística sustentável.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Este é apenas o primeiro passo. Sabemos que o lixo que chega ao mar não é produzido somente pelos municípios litorâneos. Por isso, estamos preparando, para 2023, uma revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos, de forma a agregar outros municípios e instituições públicas e privadas”, adiantou Bruno.