Assistência Social Tocantins
Ouvidoria da Setas promove campanha Cidadão, nós queremos te ouvir!
Campanha almeja dar visibilidade à Ouvidoria, setor responsável por escutar reivindicações, denúncias, sugestões ou elogios, vindos dos usuários
07/11/2022 10h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins
Ouvidoria da Setas promove nas redes sociais a campanha Cidadão, nós queremos te ouvir! - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Funcionando como ponte entre a população e as instituições, a Ouvidoria é um serviço aberto ao cidadão para escutar reivindicações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponibilizados à população.

Atenta às demandas de uma sociedade mais participativa em prol de melhores condições de vida e a realização de seus direitos, a Ouvidoria da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) promove nas redes sociais a campanhaCidadão, nós queremos te ouvir!, que almeja dar maior visibilidade a este setor responsável por escutar as demandas dos usuários.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Zorivan Monteiro, lembra que a Setas lida com situações especiais, questões ligadas ao mercado de trabalho e à busca por emprego, e também com pessoas em situação de vulnerabilidade, e que um retorno desses atendimentos realizados aos usuários será sempre bem recebido. “É por meio das manifestações, reclamações e sugestões que ocorre o aprimoramento das rotinas e processos de trabalho, além da melhoria na qualidade dos serviços prestados aos usuários”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para a secretária executiva da Setas, Simone Brito, a ouvidoria atua para defender os direitos individuais e coletivos, para ser um canal de acolhida das demandas sociais, além de contribuir para a prática da boa governança. “ a Ouvidoria é um canal de comunicação efetiva, sendo um instrumento da democracia participativa e de controle social”, enfatizou.

Campanha

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A campanha busca reforçar, por meio de informes, site, banners nas redes sociais, a importância da participação dos usuários nas políticas públicas da Pasta.

A ouvidora da Setas, Karol Cavalcante, reforça a importância da campanha para dar maior visibilidade ao órgão. “As ouvidorias nos órgãos públicos nem sempre são conhecidas pelos usuários, e às vezes nem mesmo pelos servidores. O cidadão precisa saber a quem se dirigir para reclamar, denunciar, fazer um elogio ou até mesmo dar uma sugestão”, destacou, acrescentando que “a Ouvidoria é uma ferramenta de inclusão e participação social dos mais vulneráveis, e isso trás uma integração do público com o órgão do poder executivo. Todas as manifestações contribuem para uma boa governança, inclusive para políticas a serem adotadas pelos gestores”.

Continua após a publicidade

Oouvidoré a pessoa queatua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão,recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.

Como fazer uma manifestação

Qualquer cidadão ou servidor que queira fazer uma manifestação, seja elogio, crítica, solicitação, sugestão, reclamação ou denúncia sobre assuntos pertinentes à secretaria podem recorrer à Ouvidoria da Setas, por meio do Whatsapp (63) 99270.6150, do e-mailsetasouvidora@gmail.com, na plataforma integrada de Ouvidoria e acesso à informação – Fala.BR, ou presencialmente na secretaria, que fica situada à Praça dos Girassóis, no Centro de Palmas.

A manifestação dos usuários também pode ocorrer se algum servidor agir com discriminação em função da orientação sexual, identidade de gênero, identificação religiosa, questões étnico-raciais, preconceito ou racismo.

Por meio dos canais de acesso às ouvidorias, ou pessoalmente, o cidadão expõe suas cobranças, com detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e retornar com a resolução do problema.

A ouvidora Karol Cavalcante orienta que o usuário descreva sua manifestação de forma simples. “É importante ser simples e direto, porém sem esquecer-se de relatar os detalhes e assuntos principais, como indicar locais, datas, nomes, documentos comprobatórios, enfim, tudo o que possa servir de subsídio para a demanda”, ressaltou.

A identificação não é obrigatória, e caso o usuário deseje que seu nome não seja divulgado a Ouvidoria se compromete a mantê-lo em sigilo.