Assistência Social Tocantins
Casa de Apoio do Governo do Tocantins atende 1.098 pessoas em janeiro de 2022
Objetivo é oferecer apoio aos pacientes de hospitais públicos, que moram no interior, durante o tratamento de saúde em Palmas
08/02/2022 14h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

Em 2022, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), continua firme no propósito de atender pacientes de hospitais da rede pública estadual, que moram no interior ou ainda em outros estados, e precisam dar continuidade a tratamentos de saúde realizados em Palmas. Em janeiro de 2022, foram mais de 1 mil atendimentos.

“A Casa de Apoio não fecha, nossa equipe continua atendendo de domingo a domingo”, destacou o secretário da Setas, José Messias de Araújo. Diariamente, a instituição tem capacidade para atender 126 pessoas.

Almira Madureira Barbosa Santos, de 37 anos, de Dianópolis, na região sudeste do Tocantins deu à luz em dezembro, no Hospital Dona Regina, aonde permaneceu por cerca de 30 dias, mas precisou ficar mais dias para terminar o tratamento, antes de voltar para casa e ficou na Casa de Apoio. “Está sendo uma ajuda muito grande, eu não tenho parentes aqui e não tenho condição de pagar hotel. Estou sendo muito bem tratada aqui”, elogiou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Em janeiro, a procura pelos serviços da Casa de Apoio continuou no mesmo ritmo de 2021, com pacientes fazendo seus agendamentos de retornos e com um aumento da demanda no final do mês”, afirmou a gerente da Casa, Elisângela Sardinha.

Elizângela Sardinha destacou que a Casa continua acolhendo as pessoas, mas que nesta fase conta com um protocolo mais rígido, com uso de máscara, álcool em gel, detergente, sabão e alvejante para higienização do ambiente e limpeza de janelas, além do cuidado em abrir janelas todos os dias para arejar os ambientes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Outros cuidados são com relação às visitas que, no momento, estão mais restritas devido aos cuidados que foram redobrados. Também temos o cuidado de observar a situação de saúde dos acompanhantes para realizar a troca, caso apresentem sintomas de covid-19. Iniciamos o ano com muita força no coração de que tudo isso vai passar e fé de que as dificuldades decorrentes da pandemia amenizem, porque outras doenças, a exemplos de problemas do coração e câncer, precisam ser tratadas”, afirmou Elizângela Sardinha.

Casa de Apoio

Continua após a publicidade

Mantida pelo Governo do Tocantins, com apoio de voluntários e parceiros, todos os serviços prestados pela instituição são gratuitos. No dia a dia da Casa de Apoio, são servidas quatro refeições diárias.

“Nesse mês de janeiro, tivemos um público de mães que tiveram filhos há pouco tempo e precisamos de doações de itens de higiene, como absorventes, creme dental, aparelho de depilar e calçados”, pediu a gerente, para as pessoas que puderem doar.

A Casa de Apoio recebe doações e ações voluntárias de amparo emocional e espiritual para seus hóspedes. Algumas das necessidades constantes dos usuários são roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal e alimentação complementar. Os interessados em conhecer a Casa e se tornarem parceiros podem entrar em contato pelo telefone (63) 3218-2465.

Localização

A Casa de Apoio fica a 200 metros do HGP, o que facilita o acesso aos tratamentos de saúde. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instalação também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Estrutura

A estrutura física da casa é composta de mais de 120 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais públicos de Palmas. Endereço: Quadra 203 Sul, Avenida LO-05, APM-01.