Meio Ambiente Mato Grosso
Governo de MT realiza fórum sobre descarte de equipamentos eletrônicos em órgãos públicos
Além do descarte de equipamentos por órgãos públicos, o cidadão também pode agendar a coleta de eletroeletrônicos pelo telefone (65) 9 9229-2675
10/10/2022 17h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Mato Grosso
O evento é uma realização da SECITECI e da ONG ‘Programando o Futuro’, em parceria com o Ministério das Comunicações. - Foto por: SECITECI/MT

O Governo de Mato Grosso realiza na próxima sexta-feira (14.10) o I Fórum de Desfazimento do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), Recytec. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em parceria com a ONG Programando o Futubro e o Ministério das Comunicações, será realizado das 8h30 às 12h no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, no bairro Carumbé.

O encontro tem como objetivo esclarecer aos setores de Patrimônio dos órgãos públicos e instituições privadas sobre a Instrução Normativa n. 5/22 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), quedisciplina o descarte de equipamentos eletrônicos inservíveis no âmbito do poder público.

Localizado na Escola Técnica de Cuiabá, o Recytec foi criado em março de 2022, com o intuito de promover o recondicionamento, a reciclagem, o remanufaturamento e o descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletroeletrônicos considerados inservíveis, ou ainda em condições operacionais. Após a limpeza, manutenção e substituição de peças e componentes, os equipamentos devem destinados para o atendimento de projetos de inclusão digital em escolas públicas, bibliotecas, e outras iniciativas de acesso à informação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No espaço também são ofertados cursos de formação profissionalizante nas áreas de Informática Intermediária, Robótica e Assistente de Manutenção de Computadores, além do curso Técnico em Informática, ofertados pela ETE.  

“Com o decreto, o Governo do Estado está consolidando uma iniciativa de extrema relevância ambiental e funcional, considerando que 100% dos órgãos públicos sofrem sem encontrar solução para o descarte de equipamentos. O decreto traz solução para as pilhas e pilhas de equipamentos inservíveis estocadas nos órgãos públicos, que não tinham solução jurídica para o descarte, além de contribuir para a preservação ambiental, evitando o descarte indevido. O programa também gera inclusão digital com a doação de equipamentos recondicionados, e ainda contribui com a indústria de recicláveis", pontua a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Ana Flávia Botelho.    

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Além do descarte de equipamentos por órgãos públicos, o cidadão também pode agendar a coleta de eletroeletrônicos pelo telefone (65) 99229-2675, ou efetuar a entrega direto na Escola Técnica.

Fórum de Desfazimento do Programa Recytec

Continua após a publicidade

Data: 14 de outubro, sexta-feira

Horário: 8h30 às 12h

Local: Auditório da Escola Técnica de Cuiabá, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, s/n, bairro Carumbé, em Cuiabá