Dois de incêndios de grande proporção foram registrados na tarde desta sexta-feira (07), na Serra do Periperi, acima do Bairro Cidade Maravilhosa, e no Parque Ambiental, próximo à Avenida J. Pedral. Só este ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já registrou mais de 100 focos de incêndio em várias partes da cidade, entre elas, Lagoa das Bateias, saída para Itambé, Morada dos Pássaros, Anel Viário e Praça da Juventude.
A equipe da Brigada de Incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Corpo de Bombeiros, atuou de forma ágil para apagar o fogo que se alastrou rapidamente pela vegetação.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou sua preocupação com as queimadas, principalmente nesta época do ano, quando ocorre baixa umidade do ar, tempo quente e seco e ventos fortes que favorecem a propagação do focos.
Segundo ela, a maioria das queimadas ocorre por ação humana e poderia ser evitada se as pessoas não utilizassem métodos como atear fogo em lixo ou em terrenos baldios para facilitar a capina. “Caso o infrator seja identificado, ele pode sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais”, disse, referindo-se à penalidade prevista na Lei nº 2.671, publicada no último dia 29 de agosto, que proíbe queimadas em áreas urbanas e suburbanas do município.
Para comunicar focos de incêndio, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.