O deputado estadual Angelo Almeida também manteve garantida a sua vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), com 59.841 votos. Soane Galvão, que chega para compor o quadro de parlamentares da ALBA, estreia com 61.399 votos.
Conheça um pouco sobre os (as) deputados (as):
Lidice da Mata.
Lídice da Mata é natural do município baiano de Cachoeira. Está em seu terceiro mandato como deputada federal, tendo sido Deputada Constituinte, Senadora, Deputada Estadual, Vereadora e Prefeita em Salvador (BA). Nestas eleições de 2022, foi reeleita deputada federal, agora para o quarto mandato.
Atualmente, Lídice participa das comissões de Cultura, Seguridade Social e Família e de Constituição, Justiça e de Cidadania. Foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em 2019 e 2020, Procuradora Adjunta da Mulher e membro das Comissões de Educação, Ciência e Tecnologia e Agricultura. Assumiu protagonismo como titular, pelo PSB, na comissão especial que debateu a reforma da Previdência. É vice-líder do PSB e do bloco de Minoria da Câmara e relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a proliferação de fake news no Brasil e seus impactos na sociedade e nos processos democráticos.
Angelo Almeida.
Angelo Almeida é natural de Feira de Santana e segue para o seu terceiro mandato como deputado estadual. Foi candidato, pela primeira vez, a vereador em 2004, mas não foi eleito. Em 2006, a convite de João Durval, se candidatou a deputado estadual. Em 2008, disputou novamente para o cargo de edil e conquistou a vaga na Câmara Municipal, pela primeira vez, e exerceu o mandato de 2009-2012.
Foi suplente do PSB, na Assembleia Legislativa da Bahia, entre os anos de 2015 e 2019, quando assumiu o mandato entre 2017 e 2018, em decorrência do afastamento do deputado Vitor Bonfim. Reassumiu o mandato de parlamentar em maio de 2018 e criou a Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.
Foi em empossado novamente em 2020, em substituição ao deputado Targino Machado (DEM), que teve perda de mandato declarada pelo TSE. Atualmente é presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19 e criou a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.
Soane Galvão.
Nascida em Itapetinga, no sudoeste da Bahia, Soane Galvão iniciou os estudos em escola pública e sua formação acadêmica é na área do Direito com ênfase na Administração Pública. Ao longo da vida, trabalhou como sacoleira, professora e empresária. A socialista, que chega pra compor o quadro de parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia, tem em seu currículo as experiências de coordenadora, em 2015, de equipe técnica da Bahia Pesca, responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento de soluções sociais.
Em 2016, foi membro atuante da Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste, uma das doze existentes no Brasil. E, em 2017, titular da Secretaria do Desenvolvimento Social, uma das principais pastas do governo de Ilhéus. Em 2021, de volta à administração municipal, assumiu a pasta do Desenvolvimento Econômico e Inovação.