Com mais de 4,2 milhões de votos, o senador Otto Alencar (PSD/BA), foi reeleito para o segundo mandato, no domingo (2/10). Ele obteve mais de 58% dos votos válidos.
Ao comemorar o resultado, Otto Alencar, agradeceu a Deus, a confiança dos baianos, aos partidos aliados, aos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e deputados que trabalharam por sua reeleição e expressiva votação.
O Time de Lula, na Bahia, avaliou, mostrou ao povo o trabalho que é realizado, liderado pelo governador Rui Costa e contou com a presença do presidente Lula.
“Nosso candidato é um candidato preparado, capaz, que trabalhou muito para ter uma vitória no primeiro turno, faltou muito pouco. Agora, vamos intensificar ainda mais o trabalho para obter uma vitória no segundo turno para Jerônimo e o presidente Lula que também chegou perto de ganhar no primeiro turno”, disse.
Segundo Otto Alencar, no segundo turno das eleições, a Bahia vai garantir uma votação ainda mais expressiva para Lula e Jerônimo Rodrigues (PT).
Democracia e cidadania - Médico, defensor dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, com atuação reconhecida nacionalmente na CPI da Covid, defensor da saúde, da vacina e da ciência, Otto voltou a exaltar, após ser confirmado para o novo mandato, a democracia, a cidadania e o estado democrático de direito como bens inegociáveis.
“A Bahia abraçou a nossa campanha porque aqui somos uma terra de um povo forte, guerreiro que entende a importância da democracia, a necessidade de mudanças na economia do nosso País, com mais empregos e renda, que defende um Brasil sem ódio, menos desigual, mais sustentável, justo socialmente e economicamente”, considerou.
Nada resiste ao trabalho - Presidente do PSD da Bahia, o senador reeleito, fez um agradecimento especial aos votos dos baianos nos candidatos do partido. “Somos um time que vai trabalhar forte para ajudar a reerguer o País e para a Bahia seguir avançando”, assegurou.
Otto Alencar reafirmou, entre os seus compromissos e principais bandeiras, a manutenção da defesa incondicional da Bahia, de todos os baianos, dos programas sociais, dos trabalhadores, do SUS mais forte, das vacinas, da educação pública de qualidade e da revitalização do Rio São Francisco.
Biografia - Natural do município de Ruy Barbosa, na Bahia, Otto Roberto Mendonça de Alencar nasceu em 1947. É formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Iniciou sua vida profissional na medicina e, em 1986, foi eleito ao primeiro cargo eletivo como deputado estadual. Na segunda eleição a que concorreu, em 1990, terminou como o deputado mais votado e foi reeleito em seguida. Em 1998, foi eleito vice-governador da Bahia. Em 2002, assumiu o governo.
Em 2010, foi novamente eleito vice-governador da Bahia. Entre os cargos que já exerceu no Estado estão o de secretário estadual de Saúde; Indústria, Comércio e Mineração e Infraestrutura. Em outubro de 2014, foi eleito para o primeiro mandato de senador.
No Senado, foi líder do PSD, a segunda maior bancada, presidiu as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização (CMA); Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e Desenvolvimento Nacional (Ceden). Atualmente, preside um dos mais importantes colegiados da Casa, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Já o candidato, Cacá Leão, ‘Importante ato de carinho do povo baiano’, diz sobre os mais de 1,8 milhão de votos.
O candidato ao Senado, Cacá Leão (PP), disse na noite do domingo (02) que respeita o resultado das urnas e que está pronto para ajudar ACM Neto a vencer as eleições para governador no segundo turno. Ele agradeceu os 1,8 milhão de votos recebidos e defendeu que o sentimento preponderante, marcado ao longo do processo eleitoral, “é que a maioria dos baianos quer mudança”.
“Essa votação foi um importante carinho que eu pude receber das pessoas. Então, estou muito tranquilo, muito sereno, respeito o resultado, a soberania das urnas e a vontade do povo da Bahia, mas estou pronto para ajudar ACM Neto a vencer no segundo turno, vou me empenhar da mesma forma que me empenhei no primeiro, não vamos parar um só minuto”, disse.
Cacá Leão, que encerra seu segundo mandato de deputado federal em janeiro, afirmou ainda que agora, frente a frente com Neto, o candidato ao governo não vai poder mais se esconder. “Com muita tranquilidade, vamos debater a Bahia, vamos debater os problemas da Bahia e vamos trabalhar”, declarou.