Na manhã desta sexta-feira (23), Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Cidade/Praça CEU, realizou na quadra da Praça CEU, uma atividade com a participação da delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Gabriela Garrido. Ela fez uma explanação sobre o tema para os usuários do serviço, alunos e professores da Escola Carlos Santana. Também estiveram presentes alunos de Serviço Social da Unopar e do curso de medicina da Uesb.
Entre outros assuntos, Gabriela Garrido falou dos perigos da internet. “Hoje, falamos sobre exploração sexual e lembramos que com o advento da internet, a captação dos jovens é feita de maneira muito fácil, as vezes dentro da própria casa, sem que os pais saibam, por isso é muito importante que a gente alerte todos os jovens”, destacou.
Segundo a gerente do Cras, Irani Luz, esse é um tema pouco abordado e que deveria fazer parte da programação permanente da Assistência Social. “Por isso, realizamos essa palestra e convidamos a delegada Gabriela Garrido para falar sobre o assunto e auxiliar mulheres, crianças e adolescentes a identificarem possíveis casos de agressão e de abuso, é um trabalho preventivo e educativo”, explicou Irani.
Para o estudante da Escola Municipal Carlos Santana, José Antônio Pereira Gonçalves, de 13 anos, o tema tratado serviu para tirar as dúvidas sobre abuso sexual, tráfico de mulheres e crianças. “É importante para que a gente não cometa os mesmos erros, para a gente aprender e acabar com os tabus que ainda temos sobre o assunto”, salientou José.