Com o objetivo de mobilizar a sociedade conquistense sobre a importância da acessibilidade e da inclusão como direitos da pessoa com deficiência, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) realizou nesta quarta-feira (21), uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A caminhada, que faz parte da campanha Setembro Verde, cujo tema este ano é: “Por uma Conquista acessível, inclusiva e anticapacitista”, passou pelas ruas do Centro da cidade e terminou na Praça Nove de Novembro.
O presidente da Associação de Surdos de Vitória da Conquista, Murilo Nunes, disse que a sociedade precisa eliminar as barreiras estruturais que têm dificultado a mobilidade das pessoas com deficiência, e também as sociais, que impedem o acesso ao mercado de trabalho, ao ensino e ao lazer. “Precisamos juntar parceiros para garantir que nossos direitos sejam respeitados, não só aqui em nossa cidade, mas em todo o Brasil”, declarou Murilo.
A ação contou com parcerias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Associação Conquistense de Integração do Deficiente, Apae, Escola Municipal Padre Aguiar, Acaepa, Associação Conquista Down e Associação de Surdos de Vitória da Conquista.
Outras ações
Na agenda do Conselho da Pessoa com Deficiência constam outras ações com a mesma finalidade. Uma delas será no próximo dia 24, no Colégio Estadual Abdias Menezes, pelo Dia de Luta da Comunidade Surda. O encerramento das atividades será no dia 28 de setembro, com uma ação na Estação de Transbordo Herzem Gusmão, a partir das 8h30.
“Para nós, este movimento de sair as ruas é muito importante para mostrar a luta da pessoa com deficiência. Nós aproveitamos para agradecer ao Simtrans pelo apoio ao nosso movimento”, avaliou o presidente do CMDPD, Hebert Roni.