O Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebeu 379 pássaros apreendidos durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de ontem (20), na altura do km 830 da BR-116.
As aves foram encontradas no bagageiro superior de um ônibus de turismo e estavam acondicionadas em sacolas de pano, sendo 300 pássaros da espécie conhecida como coleirinho e 79 canários-da-terra. Elas estavam em poder de um passageiro do veículo que saiu de Santa Catarina com destino ao estado de Alagoas.
No Cetas, os animais foram examinados e estão recebendo os cuidados necessários como alimentação, água, vitaminas e medicação, além de reaprender funções básicas como voar e caçar. De acordo com o veterinário e coordenador do Cetas, Aderbal Azevedo, a equipe trabalha para que os pássaros sejam devolvidos à natureza no menor prazo possível. “Esperamos fazer a soltura deles em no máximo duas semanas”, explicou.
Aderbal também ressaltou que devido às péssimas condições de transporte, já que os animais estavam acondicionados em sacolas de tecido grosso, alguns já chegaram sem vida ao centro e outros estão bastante debilitados.
Segundo a Lei nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais silvestres sem a devida permissão é crime. Denúncias podem ser feitas ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) por meio do telefone 77 3423-1348.