VAI SER RÁPIDO NESSA MINHA LUTA PELA MEMÓRIA. SEM MEMÓRIA NÃO TEM NAÇÃO. O BRASIL É SUB-NAÇÃO. ÓBVIO.
AFRÂNIO PEIXOTO É TIO DE MINHA MÃEZINHA D.LURDES PEIXOTO COSTA PINTO, LOGO TIO AVÔ MEU. SE AGUIAR COSTA PINTO JÁ PESA OS MEUS OMBROS, AINDA TENHO AFRÂNIO PEIXOTO: JOSÉ MARIO PEIXOTO COSTA PINTO.
INTERESSA AQUI AFRÂNIO PEIXOTO. NASCEU EM 17 DE DEZEMBRO DE1876 NA CIDADE DE LENÇÓIS (NO PRÓXIMO ANSIOSO LIVRO EXPLICO PORQUE ELE NASCEU EM LENÇÓIS), NA CHAPADA DIAMANTINA E FALECEU NO RIO DE JANEIRO A 12 DE JANEIRO DE 1947 E COM 71 ANOS DE UMA VIDA BEM VIVIDA.
AOS 9 ANOS A FAMÍLIA SE MUDOU PARA CANAVIEIRAS E ALI PERMANECEU ATÉ SE TRANSFERIR PARA SALVADOR, A FIM DE ESTUDAR MEDICINA. VIDA FORMIDÁVEL TEVE ÉLE, POIS FEZ 105 LIVROS, REITOR NO RJ, DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, PROFESSOR DE DIREITO E MEDICINA, FOI UM FENÔMENO.
DIRIA O PRÓPRIO MACHADO DE ASSIS, PEDRO CALMON, FERNANDO SALLES, URBANO DUARTE (FUI DA CADEIRA DELE NA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LETRAS E ARTES EM BRASILIA) , CONHECIA MAIS CAMÕES QUE OS PORTUGUESES, FOI PROFESSOR DE COIMBRA, GÊNIO MESMO. FALAR DE AFRÂNIO PEIXOTO HAJA FOLEGO.
NESTA RÁPIDA MEMÓRIA CERTA FEITA, JULIANO MOREIRA, JÁ NO RJ, ESCREVE A AFRÂNIO INSISTINDO PARA SAIR DA BAHIA MUITO PEQUENA PARA ELE. TEMPOS DEPOIS AFRÂNIO FOI.NUNCA ESQUECEU SUA VELHA BAHIA.
CONTA ALBERTO VENÂNCIO FILHO (O PAI SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA FOI DA ABL COMO O PRÓPRIO ALBERTO), DIZ QUE AO CHEGAR AO RIO DE JANEIRO, EMBORA COM O PROPÓSITO DE AFASTAR AS LETRAS DE SUAS PREOCUPAÇÕES E QUERER SER APENAS MÉDICO, A CURIOSIDADE O LEVOU A GARNIER.
ALI SEMPRE SE ENCONTRAVA MACHADO DE ASSIS.NÃO ERA DE RELAÇÕES FÁCEIS. SOMENTE VERISSIMO, OLIVEIRA LIMA E MARIO DE ALENCAR O PROVOCAVAM. TRAZIA SEMPRE CONSIGO UM MAÇO DE JORNAIS INGLESES. UM DIA SE ANIMOU A CONVIDAR ALBERTO VENÁNCIO FILHO.
— VAMOS A PETRÓPOLIS?
ESTOU ÀS SUAS ORDENS, DISSE ALBERTO. ASSIM ERA AFRÂNIO… FOI AO QUINTAL! ACADÊMICOS E ESCRITORES NÃO ACADÊMICOS QUERIAM QUE AFRÂNIO PEIXOTO ENTRASSE PARA A ABL. AMÉRICO JACOBINA LACOMBE RELATOU AO ALBERTO QUE COMENTARA COM AFRÂNIO TER ENCONTRADO NA CASA DE RUI BARBOSA UM CARTÃO PEDINDO VOTO. AFRÂNIO RETRUCOU: “EU JAMAIS PEDIRIA VOTO A RUI BARBOSA COM CARTÃO”.
- COMO PEDIRIA? SÓ DE JOELHOS.
ALGO SUBLIME. AFRÂNIO PEIXOTO, O GÊNIO DE LENÇÓIS FOI DE UMA INTELIGÊNCIA FANTÁSTICA. AFRÂNIO PEIXOTO, MEU TIO AVÔ TEM UM CAPÍTULO NO MEU LIVRO HISTÓRIA É MEMÓRIA, PODER DO CRÂNIO, DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA ONDE ESTUDEI ANOS ASPECTOS DESSE HOMEM IMPRESSIONANTE.
VIVO SOU O SEGUNDO SOBRINHO NETO DE TIO AFRÂNIO EM ORDEM DECRESCENTE. QUASE TODOS FALECIDOS. ASSIM, ESTOU ANSIOSO PARA POR EM PRÁTICA DOIS LIVROS E CONTAREI QUANDO SEU AVÔ PORTUGUÊS AUGUSTO MASCARENHAS PEIXOTO CHEGOU EM SÃO FÉLIX, TEVE TRÊS FILHOS, UM DELES FRANCISCO AFRÂNIO PEIXOTO PAI DE AFRÂNIO PEIXOTO.
QUE ACONTECEU PARA FRANCISCO AFRÂNIO PEIXOTO ATENDER SEU PAI PORTUGUÊS (AUGUSTO) E IR PARA LENÇÓIS NO SÉCULO XIX?
LÁ NASCEU O GÊNIO DE LENÇÓIS CUJA LUZ DERA SUA MÃE VIRGÍNIA DE MORAES PEIXOTO. TOTAL 10 FILHOS EM LENÇÓIS E CANAVIEIRAS, NA BAHIA.
QUE HOUVE?
O DIAMANTE DA CHAPADA DIAMANTINA… CUJO ANÉL DE MINHA FORMATURA COM OURO E RUBI FOI PRESENTE DE MINHA MÃE. O GRANDE SEGREDO DAS PEPITAS QUE FORMARAM TODOS OS 10 FILHOS, INCLUSIVE AFRÂNIO PEIXOTO ATÉ MINHA GERAÇÃO.
UMA ILUSTRE PROFESSORA DA UFBA E UFRB, JÁ TEM GRAVADO MEU DEPOIMENTO. QUE HOUVE NOS SÉCULOS XIX E XX NAQUELAS BANDAS DA VELHA BAHIA?
BOA NOITE! JMPCP.16.09.2022 (SÉRIE EM HOMENAGEM A EXCELENTE ARTISTA PLÁSTICA NOELICE NASCIMENTO COSTA PINTO, A DIGNIDADE EM PESSOA.