A Secretaria Municipal de Educação (Smed) já definiu os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o próximo ano. O material foi escolhido pelo Núcleo Pedagógico a partir de consultas feitas nas escolas, diretamente com os professores e coordenadores, e levou em conta os mais votados. O resultado sobre quais livros serão adotados, em 2023, foi apresentado em reunião com representantes de todas as escolas do município.
Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Alexsandra Alves dos Santos explicou que um ofício foi enviado às escolas com as orientações acerca da escolha dos livros didáticos. “Fizemos a tabulação de acordo com a escolha individualizada de cada unidade escolar. Vamos postar na plataforma do PNLD Digital e, em seguida, cada gestor vai receber da Smed a relação das obras que foram definidas e as atas de validação para proceder a postagem na referida plataforma”.
Para a coordenadora da Escola Municipal Padre Isidoro, Jaqueline Duarte Carvalho, a escolha dos livros é um momento importante para a Rede Municipal. “Esse é o momento em que nos é apresentado os livros que serão usados durante o ano letivo, e os professores ficam ansiosos com relação a esse material, porque é um suporte indispensável na apresentação dos conteúdos. Então, é necessário que ocorra de forma transparente, didática e respeitosa”, disse, acrescentando que a escolha dos livros certos contribui para o aprimoramento do ensino.