Especiais Bahia, eleições 2022
Damico propõe melhoria na segurança pública, combate à fome e geração de mais empregos.
O professor Giovani Damico, 30 anos, atual secretário político do PCB na Bahia, é o candidato do partido ao governo do Estado.
15/09/2022 23h10
Por: Paulo Amâncio Fonte: Da Redação IBI
Damico reafirma à necessidade de mudança. Foto: Divulgação

O advogado João Coimbra, 31 anos, do mesmo partido, é o candidato a vice. A chapa não formou coligação com outros partidos.

Professor de geografia da rede estadual de ensino, Damico disputará uma eleição para cargo majoritário pela primeira vez. Ele foi candidato a vereador de Salvador em 2020, mas não se elegeu. Ele apoia a candidatura à presidência da República de Sofia Manzano, do mesmo partido.

"Minha intenção é ser governador porque o povo baiano merece ter representação de seus interesses legítimos. Temos candidaturas pautadas no campo, no movimento, na classe trabalhadora", disse o candidato.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O candidato do PCB ao governo baiano tem entre as principais propostas questões ligadas à segurança pública, fim da guerra às drogas, além de combate à fome e geração de emprego.

Na Saúde, propõe executar uma política de investimento na saúde de caráter público, gratuito e de qualidade, rompendo com as transferências de recursos públicos para a iniciativa privada, bem como com os projetos de precarização dos serviços públicos e da seguridade social e detalha as ações.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Temos batido em três pontos que teremos que enfrentar, que é uma reestruturação da Segurança Pública, a questão da fome, que passa diretamente pela questão da terra e por fim a questão do trabalho. São pontos estruturais que vão estar ao lado de outros como saúde, educação”, defende Damico.

Entre as prioridades estão medidas como a criação de indústrias e empresas estatais para geração de emprego. “Instauração de um projeto ampliado de criação de Indústria Estaduais geridas pelo Governo da Bahia, estas associadas diretamente ao desenvolvimento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nas Universidades Baianas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Outra proposta presente no programa de governo é uma reestruturação da Rede Estadual de Ensino com instauração de um limite de 20 a 25 alunos por sala. “Associada à política emergencial de erradicação do analfabetismo na Bahia, com base na expansão do ensino EJA e reestruturação da Educação no Campo”.

Damico reafirmou a necessidade de mudança. “A gente vive, não só na Bahia, uma realidade que nos coloca bem reflexivos. O Brasil formalmente não está em guerra, mas nossos indicadores de violência social são piores que os da Síria, que está em guerra desde 2013. Isso vai descambar em tencionamento politico, no mundo cotidiano. As alternativas, que são propostas parecem vários tons de uma mesma coisa”, pontuou.

O candidato defendeu, ainda, a necessidade de se pensar além das propostas já comumente trazidas pelos candidatos. “São 30 anos das mesmas políticas de educação, saúde, e a gente tá vendo as situações se deteriorando. A gente entende as pessoas querendo mandar os filhos para fora.  Nossos problemas são urgentes e a gente não consegue ver essas questões serem tocadas.

Trajetória Política

Geógrafo e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Damico tem carreira como professor de geografia da rede estadual de ensino.

Militante do Partido Comunista do Brasil (PCB), ele foi candidato em Salvador a vereador nas eleições de 2020, mas não foi eleito.

Damico é casado e tem uma filha. Iniciou a militância no movimento estudantil da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e ajudou a fundar um dos núcleos da União Juventude Comunista em Salvador.

 

Ficha do Candidato

 

Nome — Giovani Damico.

Vice — João Coimbra (PCB).

Partido — PCB.

Idade — 30 anos.

Profissão — Geógrafo e professor.

Formação — Superior completo.

Estado Civil  — Casado.

Local de nascimento — Salvador (BA).