Ação Social Bahia
Prefeitura já entregou mais de 1150 certificados de cursos profissionalizantes nos Campinhos, Miro Cairo e Nova Cidade
Carreta de cursos do SENAIA Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já entregou 1.151 certi...
14/09/2022 13h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Carreta de cursos do SENAI

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já entregou 1.151 certificados de cursos profissionalizantes do Senai, nas áreas de alimento e construção civil, a moradores de 12 residenciais: Acácias, Ipê, Jequitibá e Pau Brasil (Miro Cairo); Campo Verde, do Campo, Lagoa Azul I, II e III, Margarida e Parque das Flores (Campinhos); Das Rosas (Nova Cidade). A certificação se dá por meio do Projeto de Trabalho Social Pós-Ocupação (PTS).

A contratação dos cursos nas áreas de alimentos e construção civil é realizada pela prefeitura, com recursos do Governo Federal, não sendo cobrada qualquer taxa de inscrição e mensalidade aos participantes.

Equipe de Semdes com o assistente de processos e negócios do Senai, Jonata Trindade

Em visita às unidades móveis do Senai, no bairro Miro Cairo, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou a importância do investimento nos cursos por parte da prefeitura. “Ainda na gestão de Herzem, fomos atrás desses recursos que iriam voltar para o Governo Federal e fizemos a contratação do Sesi e do Senai para a execução de diversas ações, a exemplo dos cursos profissionalizantes, que foram muito importantes para o acesso à renda dos cursistas”, explicou Michael.

Continua após a publicidade

Atualmente, estão sendo realizados cursos de fabricação de pizzas, confeitaria e panificação básicas nos Residenciais Acácia, Ipê, Jequitibá e Pau Brasil, situados no loteamento Miro Cairo, com aulas ministradas nos turnos matutino e vespertino, em turmas de 10 alunos com idade acima de 18 anos.

As aulas acontecem em duas Unidades Móveis do Senai, localizadas em frente à Escola Municipal Professora Lisete Pimentel Mármore, exclusivas para o Projeto de Trabalho Social Pós-Ocupação. “Importante informar que a Prefeitura e o Senai não cobram taxa de inscrição para a matrícula ou mensalidades, o curso é 100% gratuito. Qualquer dúvida acerca do projeto, procurar a Diretoria de Habitação de Interesse Social, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social” esclareceu o diretor de Habitação Interesse Social, Cláudio Cardoso.

Continua após a publicidade
Eric
Fabiana

Nessa etapa que iniciou em fevereiro de 2021 e deve ser concluída em novembro de 2022, já foram entregues 1151 certificados em cursos nas áreas de alimento e construção civil. Para Eric Rodrigues Santos, de 21 anos, morador do Residencial Jequitibá, o curso de panificação é uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Estou aproveitando a oportunidade de poder fazer um curso perto de casa, estou gostando e quando concluir vou buscar um emprego nesta área”, ressaltou Eric.

Fabiana da Silva Portugal, de 37 anos, também moradora do Residencial Jequitibá, está fazendo o curso por dois motivos, para se profissionalizar e aprender a cozinhar. “Esse projeto é perfeito, estou gostando demais, está sendo um grande aprendizado”, comentou Fabiana.

Continua após a publicidade
Lucas
Regiana

Os dois instrutores do curso falaram da oportunidade de instruir os moradores dos residenciais. “É um curso incrível, tem gente que entra sem saber fazer um bolo e sai daqui confeitando. Fico muito orgulhoso, porque aqui eles saem sabendo como trabalhar na área”, comentou Lucas Half, instrutor de panificação.

Para a instrutora de panificação, Regiana Moura, a diversidade do público impressiona. “Nós temos aqui pessoas de todas as idades, jovens, adultos e idosos. Eu me sinto privilegiada de poder trabalhar com eles, é a minha primeira turma e pretendo continuar nessa área”, declarou Regiana.