Responsável pela Política de Assistência Social no município de Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) atende a população por meio das unidades, serviços e programas diversos, com acompanhamento da criança ao idoso. A prioridade é para os grupos vulneráveis, a exemplo de pessoas de baixa renda, deficientes, mulheres vítimas de violência doméstica, vítimas de racismo e população LGBTQIA+.
No mês de agosto, segundo dados da Vigilância Socioassistencial, as unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Unidades de Acolhimento, Serviço de Abordagem Social, Centros Pops e postos de atendimento do Cadastro do Único, realizaram 28.840 atendimentos.
Os 14 postos do Cadastro Único (Cras, subprefeituras, Semdes e Prefeitura da Zona Oeste) realizaram 16.881 atendimentos que compreendem atualização cadastral, novas inscrições, visitas domiciliares e consulta de informações.
No âmbito dos serviços da Proteção Básica, nos Cras e serviços de convivência, como o Centro de Convivência do Idoso, foram realizados 9.287 atendimentos, a exemplo do Programa Primeira Infância que, somente neste mês de agosto, atendeu 367 usuários.
Já nos serviços da Proteção Especial, que atende pessoas que tiveram os direitos violados, como a população em situação de rua e casos de violência, a exemplo de domésticas, idosos, crianças e adolescentes, foram 2.672 atendimentos.
“Para dar continuidade e ampliar a nossa capacidade de atendimento, que garante à população o direito à assistência social, a gestão da prefeita Sheila Lemos tem priorizado essa política com a realização de reformas e manutenção de equipamentos, e aqui eu cito a reforma e ampliação do Cras Bruno Bacelar. Também vem investindo na contração de novos servidores, com a realização da seleção Semdes para cargos de nível fundamental, médio e superior”, explicou o secretário da Semdes, Michael Farias.