Educação Ceará
População de Santa Quitéria recebe novos CEI e Escola de Tempo Integral
Santa Quitéria ganhou dois novos equipamentos voltados para a Educação. Nesta quarta-feira (23), o Governo do Ceará entregou primeiro o Centro de E...
24/02/2022 10h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará

Santa Quitéria ganhou dois novos equipamentos voltados para a Educação. Nesta quarta-feira (23), o Governo do Ceará entregou primeiro o Centro de Educação Infantil (CEI) Mãe Trabalhadora Diretora Tânia Maria Lima da Silva, no bairro Flores, e em seguida, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João de Mesquita Braga, na localidade de Trapiá. Os eventos tiveram a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do prefeito da cidade, Braguinha, além de outras autoridades.

“Nós estamos mudando a história do Ceará. Hoje temos a melhor educação pública do país, construída com esforço de vocês, educadores, professores, prefeitos, gestores, alunos e familiares. A gente olha para essa escola e fica feliz em dizer que ela não deixa a desejar nenhuma escola particular deste país. Aqui tem laboratório, ginásio, biblioteca, laboratório de computação, aqui tem tudo”, ressaltou o governador, que complementou. “A Educação liberta as pessoas, dá oportunidades iguais, diminui a desigualdade. É por isso que nós somos de uma geração que acredita que para construir um Ceará melhor, para construir uma Santa Quitéria melhor, somente através da educação”, disse Camilo Santana.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Conforme a Secretaria da Educação do Ceará, o investimento total na nova EEMTI é de R$ 5 milhões (5.053.498,37), com recursos oriundos do Estado e da União para construção, equipamentos e mobiliário. Já o CEI recebeu aporte que totaliza o valor de R$ 1,4 milhão (1.417.154,34), do Governo Estadual, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Tesouro Estadual, além de contrapartida municipal. Os equipamentos foram implantados sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“É muito importante poder estar na entrega de uma escola em tempo integral aqui em Trapiá. O nosso governo entende que os jovens cearenses, estejam eles nos centros maiores, nos distritos, ou nas áreas mais rurais, todos têm o direito de ter as mesmas condições e as mesmas oportunidades. Para finalizar, é importante dizer que a comunidade valorize e zele o colégio, ele é de vocês”, apontou a vice-governadora.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

EEMTI

Com uma estrutura adequada à aprendizagem dos alunos, a EEMTI é constituída de pavimento térreo, seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática. Há ainda quadra poliesportiva, salas para grêmio estudantil, vídeo, professores, coordenação e diretoria, além de anfiteatro.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João de Mesquita Braga pode atender até 270 alunos com a jornada ampliada. A unidade tem como gestor o professor Antônio Augusto de Mesquita Júnior e integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 7, sediada em Canindé, e dirigida pelo professor Paulo Alexandre Sousa Queiroz.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para as alunas Ana Taiane e Maria Tainá, ambas da 1ª série do Ensino Médio, o sentimento é de ter a perspectiva de um futuro melhor. “Agora somos alunas daqui, moramos aqui perto e conseguimos vir a pé. O sentimento da gente é de um sonho realizado, de ver essa escola surgir do zero e se transformar em um colégio completo. Somos gratas, pois vamos ter mais oportunidades, para a gente e para os outros alunos. A gente vai ficar das sete da manhã às cinco horas da tarde, e com imensa felicidade”, disseram. A curiosidade é que ambas sonham em estudar Ciências da Computação.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O tempo integral faz parte do Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense. Em todo o estado, 60% da rede pública estadual de ensino médio oferta esta modalidade de ensino. Desse total, 261 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, distribuídas em 130 municípios.

“Hoje a gente apresenta ao povo de Trapiá e entrega esta belíssima obra, que eu tenho certeza que vai fazer muito por nosso povo, vai somar muito para os jovens. Alunos, vocês serão peça fundamental e irão desfrutar desse equipamento. Vão passar uma grande parte da vida agora aqui, longe da rua, longe da ociosidade. A educação muda tudo”, agradeceu o prefeito Braguinha.

CEI

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Centro de Educação Infantil (CEI) Mãe Trabalhadora Diretora Tânia Maria Lima da Silva, no bairro Flores, é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A melhoria da educação para as crianças de 0 a 5 anos é um dos compromissos assumidos pela atual gestão. Com o CEI em Santa Quitéria, já são 74 Centros entregues à população.

“Aqui em Santa Quitéria estamos entregando dois grandes equipamentos para a Educação. Um CEI para as crianças e a escola em tempo integral para os jovens. Aproveitem também para ser mais solidários, para amar mais e para agregar valores em suas vidas. Dessa forma vocês vão ter um presente mais consciente, um presente com visão realmente de futuro. E a escola é o lugar de sonho. Então, sonhem e façam valer o sonho de vocês”, destacou a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Governo do Ceará trabalha para entregar a universalização de Centros de Educação Infantil em todos os 184 municípios cearenses. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.

Compareceram ao evento de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, os deputados federais Denis Bezerra e Pedro Bezerra; os estaduais Bruno Pedrosa e Jeová Mota; além de lideranças comunitárias, vereadores, prefeitos da região e autoridades municipais.