O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) disputará as eleições presidenciais pela quarta vez. Nas outras três (1998, 2002 e 2018), não conseguiu chegar ao segundo turno.
O plano de governo do pedetista, um documento de 26 páginas, contempla objetivos que Ciro aspira alcançar, caso se eleja, como a redução da pobreza e desigualdade, combate à violência e diminuição dos índices de desemprego e informalidade.
Para conseguir atingir essas metas, Ciro propõe algumas medidas, entre as quais, a promoção de uma reforma tributária, criação de incentivos financeiros para escolas e professores que alcançarem bons resultados, fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações, com a realização de grandes campanhas de vacinação, a mudança da política de preços da Petrobras e criação de um programa de renda mínima universal.
O programa de governo de Ciro Gomes defende o crescimento econômico sustentável e a geração de emprego e renda. Para isso, argumenta que o Estado deve recuperar as condições de investir em políticas públicas.
Afirma ainda a intenção de Ciro em fazer uma ampla reforma tributária e fiscal, que abarque os seguintes pontos: a) Redução de 20% em subsídios e incentivos fiscais no primeiro ano de governo; b) Recriação de imposto sobre lucros e dividendos; e c) Taxação de grandes fortunas (0,5% sobre fortunas acima de R$ 20 milhões).
“Alteremos a composição da carga tributária do país, o que significa, em termos proporcionais, uma redução de tributação sobre a produção/consumo e a elevação da tributação sobre a renda, afirma o plano de governo”.
Com relação à Petrobras, o documento aponta a alteração na política de preços da empresa. Atualmente, a Petrobras, por lei, repassa para os combustíveis as oscilações dos preços de derivados de petróleo no mercado externo.
Uma das nossas prioridades será mudar a política de preços da Petrobras, que hoje só beneficia importadores e acionistas, mas prejudica toda a sociedade brasileira, dado seu impacto sobre a inflação, diz o texto. O plano também defende ampliação da capacidade produtiva de refinarias da Petrobras e maior investimento em energia renovável.
Ciro Gomes quer colocar a educação brasileira entre às dez melhores do mundo em um prazo de 15 anos, sendo que, para conseguir isso, ele defende a criação do Programa de Alfabetização Idade Certa.
A constante valorização de professores, diretores e demais profissionais de educação, criar meios de tornar o ensino fundamental progressivamente integral, e disseminar o ensino médio profissionalizante e integral.
Temos que envolver toda a sociedade nesse esforço, cabendo ao governo federal liderar e articular, com governadores e prefeitos, um corpo técnico de excelência, conteúdo teórico de qualidade, novas formas de financiamento e uso de novas tecnologias de ensino.
O programa de Ciro defende ainda um programa de renda mínima que englobe os pagamentos do Auxílio Brasil, Seguro Desemprego e Aposentadoria Rural. Essa medida, associada aos programas de geração de emprego e renda, será decisiva para combater a fome e a miséria.
Ficha do candidato
Nome: Ciro Gomes
Vice: Ana Paula Matos (PDT)
Partido: PDT
Idade: 64 anos
Data de nascimento: 6 de novembro de 1957
Ocupação: Advogado e político.
Grau de Instrução: Superior completo.
Estado Civil: Casado
Município de nascimento: Pindamonhngaba (SP).