Domingo, 19 de Janeiro de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Boletim Desigualdade

“A maquiagem derreteu”, diz Marta sobre pesquisa que mostra Salvador como 2ª metrópole com maior percentual de extremamente pobres.

Dados da Pnad Contínua apontam que em 2021, 12,2% da população soteropolitana vivia com menos de R$ 465 per capita (por pessoa) por mês

09/08/2022 às 23h37 Atualizada em 10/08/2022 às 00h17
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da Redação IBI / Assessoria
Compartilhe:
Marta:
Marta: "A situação de Salvador não pode se repetir com a Bahia". Foto: Reprodução internet

A vereadora Marta Rodrigues (PT), pcandidata a deputada federal na Bahia, disse, nesta terça (9), que os dados divulgados pelo 9º Boletim Desigualdade nas Metrópoles, com  base em dados da Pnad Contínua, apontando Salvador como 2º metrópole com maior número de pessoas em extrema pobreza no Brasil,  demonstra a ausência de políticas públicas da prefeitura nas últimas gestões para combater a desigualdade  e revela o quanto a população foi enganada com maquiagem pela cidade durante anos. 

“As pesquisas mostram que são milhares de pessoas vivendo com R$ 465 por mês, uma situação de miséria. Enquanto isso, a população  há anos vem sendo desrespeitada ao presenciar as gestões municipais do ex-prefeito ACM Neto e do atual, Bruno Reis, gastarem rios de dinheiro com marketing e publicidade institucional, maquiando a cidade, mostrando para uma parcela da população uma falsa realidade”, disse. 

Segundo a petista, a pesquisa da Pnad Contínua  evidencia a verdadeira Salvador: a que tem passado fome,  pobreza, com  pessoas em situação de rua, sofrendo com desemprego e com  a ausência de assistência social. “Todo ano, na Câmara, denunciamos a falta de consistência nas contas públicas, a falta de transparência, os dados que não batiam, com montantes absurdos gastos em publicidade, enquanto os valores eram pífios para áreas como reparação, por exemplo. Recentemente, denunciamos também os altos valores arrecadados com a indústria de multas na capital e com a cobrança abusiva do IPTU, sem que houvesse retorno concreto para o morador e contribuinte”, acrescentou. 

Ainda conforme a petista, a situação de Salvador não pode se repetir com a Bahia. Segundo ela, quem fez a maquiagem com a cidade, colocando a pobreza  para debaixo do tapete, pintando meios-fios e fazendo reformas baratas em praças enquanto as pessoas passam fome, com certeza fará a mesma coisa com a Bahia. 

Continua após a publicidade

“Precisamos de gente com compromisso para cuidar do povo baiano e com certeza não é um político que durante sua gestão nada fez pela cidade e ainda aumentou sua fortuna em 49,1%, passando-a para 41 milhões, enquanto a cidade só empobreceu e chegou a este desolador cenário de 2ª metrópole de extravagantemente pobres”, alfinetou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Salvador - BA
Sobre o município A capital do estado da Bahia, famosa pela arquitetura, culinária e por ser uma das cidades turísticas mais conhecidas do Brasil. A cidade recebeu grande influência africana em vários aspectos culturais, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é uma das mais antigas cidades da América, e por muito tempo foi conhecida como Cidade da Bahia, pelos moradores, a diferenciava de outras cidades com o mesmo nome. Foi a primeira capital do Brasil e 1.º sede da administração colonial.
Salvador, BA Atualizado às 17h08 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 27°

Seg 28°C 25°C
Ter 28°C 25°C
Qua 27°C 25°C
Qui 27°C 25°C
Sex 27°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes