Geral Enfermagem
Museu Nacional de Enfermagem será transferido para Cachoeira, terra natal de Anna Nery.
O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, atualmente sediado em Salvador, será transferido para Cachoeira, terra natal da patrona da Enfermagem e heroína nacional Anna Justina Ferreira Nery.
30/07/2022 00h18
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da Redação IBI / Pedro Castro
Além da transferência do Museu Nacional, Cachoeira sediará o COREN Recôncavo. Foto: Divulgação

A prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos) teve agenda ontem (27) na sede do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) com a presidente Betânia Santos e representações de Conselhos Regionais de todo o país e defendeu a mudança do MuNEAN para o município. 

Além da transferência do Museu Nacional, Cachoeira sediará o COREN Recôncavo, e ainda neste ano receberá Encontro dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, reunindo grandes lideranças e referências da Enfermagem e das práticas em saúde do Brasil.

O MuNEAN desenvolve um importante trabalho ao reunir e preservar a história da nobre profissão e dos conselhos, além de ser um espaço de salvaguarda dos valores da enfermagem, sendo um equipamento fundamental para todo o país. “Trazer o Museu para a Casa de Ana Nery é mais um passo na valorização da memória, é voltar ao ponto de origem da história da Enfermagem no Brasil”, diz Eliana Gonzaga.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em Cachoeira, o MuNEAN poderá reunir, além do seu rico acervo, os restos mortais de Ana Nery, que estavam resguardados pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e foram cedidos ao município com a finalidade de enriquecer o acervo museológico, e uma ambientação que pretende promover uma viagem ao tempo, inserindo os visitantes em seu lugar de nascimento, infância e afeto.