Ação Social Bahia
Cras Vila América e Pedrinhas comemoram aniversário com participação dos usuários das unidades
A quinta-feira (28) foi de comemoração pelos aniversários de implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América e Pedr...
29/07/2022 15h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A quinta-feira (28) foi de comemoração pelos aniversários de implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América e Pedrinhas. Para marcar a data, cada unidade realizou um evento com a participação de equipes e usuários.

No turno da manhã, o Cras Vila América, comemorou seus 14 anos de implantação com atividades voltadas para crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foram oferecidos atividades e lanches para crianças e adolescente, cuidados com a pele para os adultos e cuidada os em saúde bucal para toda famílias.

Continua após a publicidade
Festa com crianças e adolescentes no Cras Vila América

Para Irani Nobre Santana, de 65 anos, moradora do Renato Magalhães, o encontro com o Cras Vila América foi recente e foi uma surpresa. “Precisei fazer meu Cadastro Único e me pediram para vir aqui, gostei muito da estrutura, não sabia que oferecia tanta coisa”, declarou Irani.

A gerente do Cras Vila América, Tais Lopes, conta que a equipe optou pela festa com crianças e adolescentes porque havia uma ansiedade para o retorno das atividades presenciais. “Por isso, chamamos a nossa comemoração de reencontro, reencontro da equipe com os usuários e dos usuários com a unidade, pois, durante a pandemia nosso serviço de convivência funcionou apenas de forma remota. Então, hoje comemoramos não só o nosso aniversário, mas o retorno 100% presencial”, explicou Taís.

Continua após a publicidade
Quadra da Pastoral Nossa Senhora das Graças

No Cras Pedrinhas, a comemoração pelos 12 anos da Unidade aconteceu na quadra da Pastoral Nossa Senhora das Graças com a participação de usuários e equipe, com o tema “Sertão Cras”. Durante toda a tarde aconteceram várias apresentações de artes marciais pelo Instituto Social Vivendo e Apreendendo, coral e dança do coco pelo Centro de Convivência do Idoso, banda de percussão da Pastoral do Menor Nossa Senhora das Graças, dança da companhia Kagemi, puxada de rede e maculelê pelo SCFV do CRAS Pedrinhas, samba de roda das “Sambadeiras do Beco de Dola”

“Estamos muito felizes em poder reunir hoje toda equipe do Cras e também das Organizações da Sociedade Civil que atuam em nosso território e famílias referenciadas ao Cras. Quase 300 pessoas participaram de nossa festa”, comentou Laís Pinheiro.

Continua após a publicidade

Claudia de Brito Ribeiro, moradora do Cras Pedrinhas, participou pela primeira vez de um evento no Cras, buscou o serviço para fazer o Cadastro Único, “eu nunca tinha participado de nenhuma atividade Cras, então foi uma surpresa, gostei muito e pretendo voltar”, explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essas celebrações têm um simbolismo e importância muito grande “considerando que o Cras é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que garante às famílias e indivíduos inseridos em contextos de vulnerabilidade e risco social o acesso a vários direitos” salientou Michael.

Equipe do Cras Pedrinhas
Samba de roda Beco de Dola
Claudia usuária do Cras Pedrinhas

Irani usuária do Vras Vila América
Educadores sociais Betão e Raul
Cuidados com pele no Cra Vila América

Saúde Bucal no Cras Vila América
Equipe do Cras Vila América
Grupo do Centro de Convivência do Idoso