A quinta-feira (28) foi de comemoração pelos aniversários de implantação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Vila América e Pedrinhas. Para marcar a data, cada unidade realizou um evento com a participação de equipes e usuários.
No turno da manhã, o Cras Vila América, comemorou seus 14 anos de implantação com atividades voltadas para crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foram oferecidos atividades e lanches para crianças e adolescente, cuidados com a pele para os adultos e cuidada os em saúde bucal para toda famílias.
Para Irani Nobre Santana, de 65 anos, moradora do Renato Magalhães, o encontro com o Cras Vila América foi recente e foi uma surpresa. “Precisei fazer meu Cadastro Único e me pediram para vir aqui, gostei muito da estrutura, não sabia que oferecia tanta coisa”, declarou Irani.
A gerente do Cras Vila América, Tais Lopes, conta que a equipe optou pela festa com crianças e adolescentes porque havia uma ansiedade para o retorno das atividades presenciais. “Por isso, chamamos a nossa comemoração de reencontro, reencontro da equipe com os usuários e dos usuários com a unidade, pois, durante a pandemia nosso serviço de convivência funcionou apenas de forma remota. Então, hoje comemoramos não só o nosso aniversário, mas o retorno 100% presencial”, explicou Taís.
No Cras Pedrinhas, a comemoração pelos 12 anos da Unidade aconteceu na quadra da Pastoral Nossa Senhora das Graças com a participação de usuários e equipe, com o tema “Sertão Cras”. Durante toda a tarde aconteceram várias apresentações de artes marciais pelo Instituto Social Vivendo e Apreendendo, coral e dança do coco pelo Centro de Convivência do Idoso, banda de percussão da Pastoral do Menor Nossa Senhora das Graças, dança da companhia Kagemi, puxada de rede e maculelê pelo SCFV do CRAS Pedrinhas, samba de roda das “Sambadeiras do Beco de Dola”
“Estamos muito felizes em poder reunir hoje toda equipe do Cras e também das Organizações da Sociedade Civil que atuam em nosso território e famílias referenciadas ao Cras. Quase 300 pessoas participaram de nossa festa”, comentou Laís Pinheiro.
Claudia de Brito Ribeiro, moradora do Cras Pedrinhas, participou pela primeira vez de um evento no Cras, buscou o serviço para fazer o Cadastro Único, “eu nunca tinha participado de nenhuma atividade Cras, então foi uma surpresa, gostei muito e pretendo voltar”, explicou.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essas celebrações têm um simbolismo e importância muito grande “considerando que o Cras é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que garante às famílias e indivíduos inseridos em contextos de vulnerabilidade e risco social o acesso a vários direitos” salientou Michael.