Especiais OAB Bahia
OAB Secção Bahia, cria Comissão Especial de Processo Legislativo.
A portaria de criação da Comissão Especial é uma atribuição que confere a presidente da casa dos advogados do quanto dispõe o art. 65, inciso XX do Regimento Interno da Seccional.
16/07/2022 23h41 Atualizada há 3 anos
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Da Redação IBI
Breno ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Assuntos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). Foto: Divulgação

Com a portaria de n.º 0493/2022 — GP, a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — Secção da Bahia, cria, a Comissão Especial de Processo Legislativo da casa e nomea o advogado Breno Valadares dos Anjos como presidente. A nomeação assinada pela presidente, Draº Daniela Lima de Andrade Borges, foi publicada em 15 de julho deste, onde tem como Vice-Presidente a Advogada Emelli Menezes Martins Galo e como Secretário-Geral o Advogado Thiago Lopes Cardoso Campos.

Breno Valadares, baiano nascido na cidade de Alagoinhas, interior do estado e criado em Salvador, é advogado, enxadrista e escritor. Criador no Xadrez do Direito, método de análises e tomadas de decisão através dos princípios do xadrez. Formado pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) em 2006, Breno ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Assuntos Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA).

Agora como Presidente da Comissão Especial de Processo Legislativo da OAB/BA, Breno Valadares também preside a ADDIP e já foi Membro da Comissão Nacional de Regulação da OAB, pelo Distrito Federal, Chefe Jurídico do Conselho Federal de Psicologia, Procurador de São Francisco do Conde, entre outras atividades do ramo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A portaria de criação da Comissão Especial é uma atribuição que confere a presidente da casa dos advogados do quanto dispõe o art. 65, inciso XX do Regimento Interno da Seccional. 

Breno Valadares foi entrevistado pelo portal Inteligência Brasil Imprensa (IBI) na tarde deste sábado (16). Confira:

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

IBI — Na sua opinião, o que estimulou a OAB BA, na criação desta comissão?

BV — A própria importância do Processo Legislativo. Ao contrário da vida privada, em que podemos atuar livremente tendo como limitação a lei, o estado atua vinculado a lei, agindo discricionariamente sob a tutela constitucional e legal.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A OAB, especialmente a nossa Presidente Daniela Borges e Dra. Emelli Galo, lideraram esse processo de criar um espaço para advogados acesso e participação no processo legislativo, ajudando na qualificação das câmaras de vereadores e da própria assembleia legislativa da Bahia. Também é importante ressaltar que a criação da lei é o brotar dos anseios sociais e qualificar esse processo é fundamental para a Democracia e para as políticas públicas.

IBI — A comissão de processo legislativo, irá formar uma bancada com a sociedade civil organizada?

BV — A OAB é vocacionada a ser um instrumento na defesa da democracia e da Constituição, bem como possui legitimidade para ações em defesa dos interesses difusos e coletivos, portanto, caminhar ao lado da sociedade é fundamental. A OAB Bahia dá esse exemplo ao ter mulheres guerreiras e competentes tanto na presidência como na vice-presidência. Aprovou agora a paridade para o 5.º constitucional e continuará nessa vanguarda.

IBI — Qual será a principal ação desta comissão é sua importância?

BV — Aproximar advogados do nascedouro da lei, incentivar o conhecimento do nosso processo legislativo na ALBA e nos municípios, especialmente no conhecimento de nossa Constituição Estadual que é uma peça muito pouco conhecida e raramente estudada nas faculdades. Trata-se de um enorme desafio, mas existe espaço para crescimento e necessidade de profissionais qualificados, não apenas advogadas mas também outras profissões como psicólogas, economistas, profissionais diversos.

IBI — Fale um pouco sobre o método de análise xadrez do direito?

BV — O Xadrez é excepcional e com infinitas possibilidades. Ele possui princípios regentes que indicam um caminho para o sucesso. O Direito, como ciência, está bem próximo do xadrez e temos capacidade de fazer ações concretas que obtenham os resultados desejados. Ou seja, podemos planejar as estratégias e táticas de uma ação bem como podemos analisar minuciosamente situações pretéritas.

Isso que fiz por exemplo no livro xadrez do direito e agora peguei o caso específico de Lula na Lava Jato.

IBI — O livro, Xadrez de Lula tem data para lançamento?

BV — Sim. Lançaremos o Livro Xadrez de Lula, será no dia 13 de agosto, lá no Rio Vermelho, na Casa Mar. Afinal, o Largo de Santana é um espaço democrático de cultura, arte, gastronomia e combina com democracia e liberdade.