Educação Bahia
Secretaria Municipal de Educação realiza mais uma capacitação para manipuladores de alimentos da rede
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma capacitação para os manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino. A ação foi ...
08/07/2022 12h20
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma capacitação para os manipuladores de alimentos da rede municipal de ensino. A ação foi desenvolvida pela Coordenação de Alimentação Escolar ontem (7) no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae).

Segundo o coordenador de Merenda Escolar da Smed, Rodrigo Gigante, a capacitação faz parte da meta de oferecer uma alimentação de qualidade cada vez maior nas escolas municipais. “Não adianta termos matéria-prima de qualidade se não tiver uma capacitação contínua, não saber executar”. Ele também destacou que o objetivo é a valorização do profissional na rede. “É bom sempre estarmos juntos e mostrar que a equipe tem que estar unida”. Melhorar o trabalho e valorizar.

O secretário Edgard Larry parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas. “Procuramos ajudar dando o melhor suporte possível aos gestores que estão na linha de frente. “Temos a compreensão de que o setor de Alimentação Escolar está no caminho certo, pois consideramos que deve atuar de forma orgânica, interagindo com as escolas, e não apenas como um “entregar de merenda”, razão porque compreendemos ser importante a capacitação que ora acontece e que deve ser contínua. Nossa gratidão a todos os profissionais que atenderam ao chamado e puderam estar aqui, procurando aprimorar no atendimento aos alunos em toda rede municipal”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Adriana Bastos
Aline Rocha
Roseni Ribeiro

A psicóloga Adriana Bastos fez a parte do acolhimento, mostrando a importância do serviço diário realizado pelos manipuladores de alimentos. “Cozinhar é mágico. Toca, mexe com as emoções”. Acrescentou que uma criança bem alimentada sempre vai lembrar da merenda da escola. “Ela jamais vai esquecer da merendeira, porque comer é prazeroso”.

A nutricionista Aline Rocha abordou a importância da apresentação de um prato, aquilo que tem disponível, que tem possibilidade de ofertar para essa população específica e incentivá-la a realmente gostar do que está comendo, não comer apenas por imposição. “Esse papel, hoje, da nutrição é de total importância para que consigamos atender às necessidades nutricionais de cada um”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para Roseni Ribeiro de Oliveira, manipuladora de alimentos da Escola Municipal Jesuíno José de Deus, localizada no povoado de Malhada, é de extrema relevância participar de eventos desta natureza. Ela já havia sido merendeira por quatro anos e recentemente voltou a trabalhar na função. “Aprendendo coisas novas para poder colocar em prática na escola”. Roseni parabenizou o atual governo e a iniciativa da secretaria de promover a capacitação, qualificando os servidores para melhor atuar nas escolas.


A capacitação incluiu a apresentação de dois vídeos, o primeiro com a entrevista com uma servidora mostrando como ela desenvolve seu trabalho e outro de receitas com a professora da FTC, Maria Helena.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0