Educação Paraná
Depois de um semestre letivo, alunos da 1ª edição do Ganhando o Mundo voltam do Canadá
A partir desta sexta-feira (1º), os estudantes que fizeram o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo no Canadá começam a chegar de volta ao Brasil...
30/06/2022 18h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Paraná
Foto: SEED

A partir desta sexta-feira (1º), os estudantes que fizeram o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo no Canadá começam a chegar de volta ao Brasil. Um primeiro grupo embarcou na quinta-feira (30), enquanto o último embarcará na próxima terça-feira (5). Os 100 alunos passaram um semestre letivo no país, estudando o equivalente ao ensino médio em escolas locais.

“Como o próprio nome já diz, eu de fato ganhei o mundo, um novo lar, tive uma nova família, fiz novos amigos. Foram cinco meses de muitas histórias e aprendizagem. Foi a maior e mais importante etapa da minha vida”, diz Kaio de Souza Santos. O aluno é do município de Andirá, no Norte Pioneiro, e passou o semestre estudando na escola Madill Secondary School, na província de Ontário.

Kaio retorna ao Brasil na próxima segunda-feira (4) animado com as oportunidades que ele terá aqui, depois da experiência no Canadá. “Eu anseio por um futuro brilhante”, diz. “Toda essa bagagem de aprendizado e experiência com certeza vai se refletir no meu futuro e abrir muitas portas”.

A aluna Beatriz Sofia Carrião, que retorna ao Brasil no último grupo, diz ter adquirido e aprimorado diversas competências durante o intercâmbio. “Grande parte do que eu desenvolvi foi o meu inglês, o que me ajudou bastante. Também acho que desenvolvi muitas habilidades sociais e de controle financeiro, porque é a gente que tem controlar nosso próprio dinheiro. Ganhei muito mais independência”, conta.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

As aulas na escola Mitchell District High School, na província de Ontário, foram uma de suas experiências preferidas. “Tive aulas de Ciências Sociais e de Teatro, que eram duas aulas que eu queria muito ter”, diz.

Ela está animada para compartilhar tudo o que aprendeu com seus professores e colegas de escola, no município de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. “Estou bem esperançosa para poder levar um pouco do conhecimento que tive aqui para a minha escola, porque acho que só tem o que acrescentar”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

SEGUNDA EDIÇÃO– Os 100 alunos selecionados para a segunda edição do programa Ganhando o Mundo embarcarão para a Nova Zelândia (Oceania) no fim de julho. Nesta semana, eles estiveram em Curitiba para participar de uma experiência imersiva de preparação para o intercâmbio e foram parabenizados pelo governador.