Meio Ambiente Acre
Comitiva Internacional do REM conhece estrutura e importância do apoio das Unidades de Gestão Ambiental Integradas
A comitiva internacional  para o monitoramento do Programa REM Acre Fase II visitou também as dependências físicas das Unidades de Gestão Ambiental...
29/06/2022 18h21
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A comitiva internacional  para o monitoramento do Programa REM Acre Fase II visitou também as dependências físicas das Unidades de Gestão Ambiental Integradas (Ugais) do Liberdade e Acuraua, localizadas no Complexo Estadual Florestas do Rio Gregório – Vale do Juruá e Tarauacá, e o Viveiro da Floresta, no último domingo, 26, e segunda-feira, 27. 

Comitiva do Programa REM conhece as dependências da Ugai Acurauá. Foto: José Caminha/Secom

Acompanhado da secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Paola Daniel, o  gerente principal de Portfólio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, Klaus Köhnlein,pôde saber mais sobre o trabalho integrado entre as secretarias e todoosuporte logístico das ações integradas do setorial de meio ambiente.

Klaus Kohnlein conheceu também o Viveiro da Floresta, onde vislumbrou o trabalho integrado entre as pastas setoriais de meio ambiente que abrange as iniciativas apoiadas pelo Programa REM Acre. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Gerente de Projetos do Programa REM no Banco KfW, Klaus Kohnlein conheceu o trabalho integrado entre as pastas setoriais de meio ambiente. Foto: José Caminha/Secom

O Viveiro da Floresta conta com inúmeras espécies de plantas frutíferas e florestais destinadas às comunidades do entorno e as Terras Indígenas, beneficiadas com os Planos de Desenvolvimentos Comunitários (PDCs) e Planos de Gestão de Terras Indígenas (PGTIs).

Na Ugaido Liberdade, o técnico responsável pelo viveiro, Eliedson da Silva Lima, ressalta que, no início do ano, foram enviadas mais de60 mil mudas de açaí, banana e espécies florestais para implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), que contemplam ainda as famílias beneficiadas pelo Programa REM Acre Fase II na atividade do Safs.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Técnico responsável pelo viveiro da Ugai do Liberdade, Eliedson da Silva Lima, ressalta a importância das mudas para o trabalho de reflorestamento nas comunidades. Foto: Neto Lucena/Secom

As sedes das Ugais funcionam como ponto de apoio e suporte aos moradores das áreas de preservação próximas e às equipes do governo, que sempre realizam trabalhos junto às comunidades.

Gerente do KfW , consultores e equipe do governo do Estado visitam as Unidades de Gestão Ambientais Integradas (Ugais) do Liberdade e Acuraua. Foto: José Caminha/Secom

A visita contou ainda com a participação dos consultores internacionais para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza e Dan Pasca, e os assessores técnicos da Cooperação Técnica Alemã – GIZ no Acre, Jânio Aquino e Maria do Socorro Oliveira.

Continua após a publicidade

Também se fizeram presentes: a secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, representando o governo do Acre; a coordenadora-geral da Unidade de Coordenação do Programa REM na Seplag (UCP/REM/Seplag), Rose Sena; o coordenador técnico do escritório do CAR e PRA/Semapi, Cláudio Cavalcante; o ouvidor do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), Luiz Fernando Silva Nogueira; a diretora executiva interina do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Nazaré Macedo; e a assessora técnica do IMC, Nésia Moreno.