Dando seguimento às missões de monitoramento do Programa REM Acre Fase II, ogerente principal de Portfólio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, Klaus Köhnlein, visitou, na tarde do último domingo, 26,a propriedade do produtor rural Cleomilton de Oliveira, o Xuxa, que reside na BR-364, sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul-Acre.
Senhor Xuxa é um dos beneficiários do REM no projeto Sistema de Florestas Plantadas – SAFs. Ele foibeneficiado com acompanhamento técnico de análise emelhoramento de solo, e recebeu mudas frutíferas e florestais para reflorestamento de dois hectares de áreas degradadas.
A secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel, esteve acompanhada do coordenador técnico do escritório do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e PRA (Programa de Regularização Ambiental), Cláudio Cavalcante, que explicou como se dá implementação da atividade.
Na oportunidade, Klaus Kohnlein conheceu todas as etapas realizadas na propriedadee pôde ainda dialogar com o beneficiário. O gerente ressaltou que um dos objetivos do programa é contribuir para a conservação das florestas e recuperação de áreas degradadas, com ações que possibilitam a melhoria de renda e o cuidado com suas populações.
A visita contou ainda com a participação dos consultores internacionais para a implementação do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group em parceria com o Earth Innovation Institute (EII), Elsa Mendoza e Dan Pasca, e os assessores técnicos da Cooperação Técnica Alemã – GIZ no Acre, Jânio Aquino e Maria do Socorro Oliveira.
Representando o governo do Estado do Acre, a secretária Estadual de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Daniel; a coordenadora-geral da Unidade de Coordenação do Programa REM na Seplag (UCP/REM/Seplag), Rose Sena; o coordenador técnico do escritório do CAR e PRA/Semapi, Cláudio Cavalcante; o ouvidor do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), Luiz Fernando Silva Nogueira; a diretora executiva interina do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Nazaré Macedo; e a assessora técnica do IMC, Nésia Moreno.
As Florestas Estaduais do Acre (SAFs), desde o Complexo Estadual de Florestas do Rio Gregório – CEFERG, a Floresta do Antimary e a Floresta do Jurupari são territórios de atuação do Programa REM Acre Fase II, com iniciativas do Subprograma Territórios da Produção Familiar Sustentável, com ações de caráter continuado para o manejo e uso sustentável dos recursos naturais, comando e controle e proteção dos territórios, buscando, especialmente, incentivar a redução do desmatamento.