Agricultura Bahia
Programa Vamos Produzir: SMDR inicia fase de sensibilização dos agricultores
Além deste primeiro encontro, outros serão realizados, contemplando os 11 distritos ruraisA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) in...
22/02/2022 13h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Além deste primeiro encontro, outros serão realizados, contemplando os 11 distritos rurais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) iniciou, nesta terça-feira (22), a etapa de sensibilização dos micro e pequenos agricultores sobre o programa Vamos Produzir, que tem a proposta de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores de Vitória da Conquista, com oferta de sementes, capacitação, estudos de solo, assistência técnica e apoio em iniciativas para o desenvolvimento da produção, com foco na geração de renda.

Nesta fase, serão realizados encontros com lideranças rurais, a exemplo do Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudoeste da Bahia, que conheceu o projeto em apresentação ocorrida no espaço do Centro de Convivência do Idoso.

Nessas reuniões, os micro e pequenos agricultores terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o programa, apontar as potencialidades produtivas locais e identificar as alternativas que melhor se encaixam em cada realidade e solucionem entraves da produção local. Os encontros estão previstos para ocorrer até o dia 18 de março, contemplando os 11 distritos rurais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Nosso propósito é informar, dizer o que é projeto e de qual maneira a Prefeitura, com os seus técnicos, vai orientar as comunidades. Afinal, esses agricultores serão os principais beneficiados por essa iniciativa do Governo para Pessoas, cujo objetivo principal é fortalecer a produção agrícola no município”, reforçou o secretário da pasta, Luís Paulo Santos.

A Prefeitura também pretende, com esses encontros, traçar alternativas a serem implementadas para evitar o êxodo rural. “Por exemplo, podemos oferecer um curso para produção de compotas de frutas para as mulheres comercializarem no período em que estiverem sem atividade relativa à plantação ou colheita. A ideia é que os agricultores tenham recurso durante o ano todo”, comentou a coordenadora do Núcleo de Projetos da Prefeitura, Rosenia Tavares, que auxilia o programa.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
A expectativa de Domingos é colocar o quanto antes o programa em prática

O coordenador do Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudoeste da Bahia, Domingos Lemos, afirmou ser importante essa atenção do poder público ao homem do campo. “O homem para sobreviver no campo precisa de apoio governamental e de instituições dadas as dificuldades do dia a dia. “Esse é um projeto bom e esperamos que seja posto logo em prática para contribuir para o desenvolvimento das comunidades”, avaliou o coordenador.

Equipe técnica da SMDR

Também participaram da reunião de apresentação do programa Vamos Produzir ao Conselho das Associações Quilombolas do Território Sudoeste da Bahia representantes das secretarias municipais de Educação (Smed), de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel) e do Banco do Nordeste.

Continua após a publicidade