Ação Social Bahia
Movimento Nacional da Pessoa em Situação de Rua e Semdes concluem 2ª etapa de capacitação sobre projeto Moradia Primeiro
Auditório do CCIServidores e trabalhadores de entidades não governamentais que atuam no atendimento à população em situação de rua participam ontem...
28/06/2022 17h02
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Auditório do CCI

Servidores e trabalhadores de entidades não governamentais que atuam no atendimento à população em situação de rua participam ontem e hoje (28), no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), da segunda etapa de capacitação do Projeto Moradia Primeiro, realizado pelo Movimento Nacional da Pessoa em Situação de Rua (MNPR), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Instituído pelo Governo Federal, em agosto do ano passado, o Moradia Primeiro visa oferecer residência temporária para pessoas que estão em situação de rua há mais de cinco anos. Além de informações sobre o projeto que, entre outros pontos, prevê apoio individualizado e domiciliar, suporte para acesso a políticas públicas e cursos profissionalizantes, os participantes da capacitação tiveram a oportunidade de conhecer mais o MNPR e as lutas dos integrantes do movimento.

Durante o evento, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou a importância da participação popular no processo de construção das políticas públicas, a exemplo da atuação do MNPR em Vitória da Conquista. “Nas ações de nossa secretaria voltadas à população em situação de rua, estamos sempre dialogando com a coordenação do movimento em âmbito municipal, o que tem contribuído para o melhor atendimento a essa população, a exemplo da abertura de três abrigos provisórios durante a pandemia Covid-19”, explicou Michael.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Sueli e Michael

A coordenadora nacional do MNPR, Sueli Oliveira, agradeceu a acolhida da Semdes e o seu compromisso com a população em situação de rua do município. “Para a gente é importante esta aproximação com os gestores, de poder dialogar, saber de que forma a gente poder estar construindo um caminho, como podemos fomentar a nossa demanda”, salientou Sueli.

Para o coordenador municipal do movimento, Clodoaldo da Conceição, o evento foi um sucesso e possibilitou entre outras as coisas a implantação do Fórum da População em Situação de Rua que também conta com a participação de gestores que atuam na área. O objetivo do Fórum é discutir as políticas públicas para esta população. “O fórum em Vitória da Conquista é uma grande vitória do movimento, que irá garantir o direito da população em situação de rua”, comentou Clodoaldo, que lembrou que o próximo passo é a criação do comitê intersetorial.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
O professor da UFBA, Gustavo Menezes, abordou o tema álcool e outras drogas