Secretário Artur Bruno eos pesquisadores do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, Eduardo Lacerda e Renan Guerra, com o “Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos”, Peter Thomson, por ocasião da abertura da Conferência dos Oceanos, em Lisboa.
Para chamar até 1º de julho, Lisboa é o palco da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas 2022. Coorganizada pelos Governos de Portugal e do Quênia, a cimeira contará com delegações de mais de 130 países e representantes de diversos setores, que juntos vão discutir ações conjuntas de preservação e buscar encontrar soluções para proteger o oceano. Os secretários, Célio Fernando Bezerra Melo, de Regionalização e Modernização Ceará e o secretário Artur Bruno, do Meio Ambiente do Governo do Ceará, também participam.
Além dos dois executivos do Governo do Ceará, também estarão representando o estado, a equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, que tem à frente Luis Ernesto Arruda Bezerra, Cientista Chefe em Meio Ambiente e Professor do Instituto de Ciências do Mar da UFC, a coordenadora do projeto “Estratégias de resiliência à Mudança do Clima do Estado do Ceará, Tarin C. Frota Mont’Alverne (UFC), o coordenador do Projeto “Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará”, Dr. Renan Gonçalves Pinheiro Guerra, o Coordenador do projeto “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará”, Dr. Eduardo Lacerda Barros. Destaca-se ainda a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur José Vieira Bruno e o secretário executivo de Regionalização e Modernização, Célio Fernando Bezerra Melo.
De acordo com o secretário Bruno, o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente tem desenvolvido projetos, produtos e políticas públicas relacionadas aos temas tratados na Conferência (Observatório Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.Costeiro e Marinho do Ceará, Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará, Plataforma Estadual de Dados Espaciais Ambientais (Pedea), Planejamento Espacial Marinho [PEM] do Ceará, \Política Estadual de Conservação e o Uso Sustentável dos Recursos do Mar, dentre outros). “A Conferência será uma oportunidade ímpar para a divulgação e aprimoramento de ações de ciência e inovação que estão em desenvolvimento em nosso estado, talvez um dos mais avançados no tema entre os 17 estados costeiros do país”, disse.
O secretário Célio Fernando destaca que segundo a ONU, os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e concentram cerca de 80% de toda a vida terrestre, além de gerar 50% do oxigênio que necessitamos e absorverem 25% de todas as emissões de dióxido de carbono. “Portanto, aqui nesta conferência, estamos buscando soluções para a gestão sustentável do oceano, buscando mobilizar parcerias e aumentar o investimento em abordagens científicas e inovadoras, propósito este que vai ao completo encontro com o Programa Cientista Chefe Meio Ambiente, bem como empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos”, afirmou.
Para saber sobre o programa acesse:
A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, coorganizada pelos governos de Portugal e do Quénia, acontece num momento em que o mundo enceja esforços para mobilizar, criar e promover soluções que permitam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável antes de 2030. Como parte das primeiras fases da Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, recentemente lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Conferência vai promover uma série de soluções inovadoras de base científica, destinadas a lançar um novo capítulo na ação global para os oceanos.