Meio Ambiente Ceará
Audiência pública em Mombaça mostra avanços na reciclagem de resíduos sólidos
Na manhã da sexta (24), a Câmara Municipal de Mombaça realizou, junto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, uma audiência públ...
27/06/2022 10h21
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Na manhã da sexta (24), a Câmara Municipal de Mombaça realizou, junto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, uma audiência pública para debater as “Políticas Públicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos”. O evento ocorreu em parceria com a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), que abrange os municípios de Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Acopiara e Pedra Branca.

Na mesa, presidindo a audiência, o proponente do evento, o presidente da Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos, Acrísio Sena. Além dele, o presidente da AGACE, Elano Damasceno; o presidente do CODESSUL, Maurício Pinheiro, prefeito de Senador Pompeu; Vander Silva, superintendente do CODESSUL; os prefeitos de Piquet Carneiro, Bismarck Bezerra; Mombaça, Orlando Cavalcante Filho; Solonópole, Ana Vládia Jucá; a vereadora Josielma Pinheiro, representando a Câmara Municipal de Mombaça; além de secretários municipais, vereadores, Agentes Jovens Ambientais (AJA) e representantes da Associação de Catadores de Mombaça.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A solenidade foi aberta com a entrega de recicletas pelo prefeito Orlando Filho e pelo secretário de Meio Ambiente de Mombaça, Natanael Marques, à Associação de Catadores. A recicleta é uma bicicleta adaptada para transportar a carroça usada para recolher o material reciclável. Orlando falou das conquistas do município no campo de resíduos sólidos, ressaltando que sete das oito cidades que compõem o Consórcio já estão com obras de suas Centrais Municipais de Resíduos bem adiantadas.

Maurício Pinheiro, por sua vez, exaltou os avanços da CODESSUL, principalmente a agilização dos processos de licenciamento ambientais, de forma gratuita, “o que está facilitando a vida dos pequenos produtores rurais, mais vulneráveis, que estão trabalhando dentro de condições ambientalmente corretas”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em sua fala, Elano Damasceno ressaltou que 169 dos 184 municípios já estão associados em 21 consórcios. “É uma política pública de Estado consolidada que precisa ser levada adiante. A valorização dos catadores é fundamental para conseguirmos sucesso, pois eles fazem um trabalho diferenciado em relação à coleta de recicláveis”.

Acrísio Sena explicou que a ideia das audiências é sensibilizar a sociedade e as autoridades municipais sobre a importância da necessidade da reciclagem dos resíduos sólidos. Ele citou o trabalho da Sema – em particular o secretário Artur Bruno -, que já entregou Planos de Coletas Seletivas Múltiplas a todos os municípios do Estado. “O Ceará possui cerca de 300 lixões que precisam ser desativados. Acredito que a melhor forma de fazê-lo é aprofundar o caminho da criação de consórcios públicos para que os municípios tenham efetividade em sua política de reciclagem e deem destinação correta aos seus resíduos”, afirmou Acrísio. Essa foi a quinta audiência sobre o tema. As próximas devem ocorrer em Ibiapaba, em São Benedito, e Cariri, em Juazeiro do Norte.

Continua após a publicidade