Tecnologia Amazonas
No Careiro Castanho, Governo do Estado inaugura 11º laboratório de robótica das escolas estaduais
Até junho, estudantes de 20 escolas passarão a contar com o espaço dedicado ao desenvolvimento de experiências de tecnologia e inovação.
10/06/2022 18h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Até o mês de junho serão entregues 20 laboratórios em todo o Amazonas

  • FOTOS: Lucas Silva/ Secom

    O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (10/06), um Espaço Maker no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus). Foi o 11º laboratório desta modalidade entregue à comunidade. Até junho, estudantes de 20 escolas passarão a contar com o espaço dedicado ao desenvolvimento de experiências de tecnologia e inovação.

    O Espaço Maker é o local onde são feitas as experiências do projeto “Fazer para Aprender”, iniciativa que integra o programaEduca+Amazonas, lançado em 2021. Em Manaus, há laboratórios em funcionamento em três escolas. No interior, a estrutura está presente em escolas de Tefé, Iranduba, Codajás, Humaitá, Apuí, Manacapuru, Benjamin Constant e, agora, Careiro Castanho.

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    “A gente está trabalhando para que todas as escolas tenham estrutura como essas daqui, que os alunos tenham acesso à tecnologia de ponta, além de acessórios e insumos necessários, como a impressora 3D. Isso é importante porque coloca os nossos alunos em outro patamar”, ressaltou o governador, que conheceu algumas experiências feitas pelos alunos.

    No laboratório, os estudantes podem experimentar as mais diversas áreas do conhecimento, pois o espaço contará com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática.

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    “Não é só um laboratório, agora a gente pode aprender sobre realidade virtual. Eu quero seguir a área de medicina e isso vai influenciar muito no meu aprendizado. Ano que vem, quando eu me formar, vou ter uma base do que eu vou querer seguir na minha profissão”, disse a estudante do Ceti, Flávia Gadelha, de 17 anos.

    Novo Ensino Médio

    Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual desenvolverão metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes. A prática está incluída no Novo Ensino Médio (NEM), que está sendo implantado na rede pública de ensino

    Continua após a publicidade

    Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

    Ao todo, serão 100 laboratórios entregues para a rede estadual. Em junho, o Governo do Amazonas fará a entrega de 20 unidades, em cidades do interior e também em Manaus.

    Unidades da rede estadual contempladas com Espaços Makers

    Manaus

    EETI Maria Arminda

    Ceti João dos Santos Braga

    Ceti Dariana Correa Lopes

    Interior

    Ceti Hélio Bessa – Tefé

    Ceti Maria Izabel Desterro – Iranduba

    Ceti José de Araújo Rodrigues – Codajás

    Ceti Tarcila Prado de Negreiros Mendes – Humaitá

    Ceti Escola Estadual Maria Curtarelli Lira – Apuí

    Ceti Washington Régis – Manacapuru

    Ceti Professor Aristélio Sabino – Benjamin Constant

    Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência – Careiro Castanho