Meio Ambiente Amazonas
Palestra ‘Lixo Zero’ encerra programação da semana do Meio Ambiente da UGPE
Apresentação foi ministrada pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, Eduardo Henrique Pinto e Almira Neta.
10/06/2022 13h45
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Apresentação foi ministrada pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, Eduardo Henrique Pinto e Almira Neta

A programação de palestras da semana do Meio Ambiente da Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas (UGPE) se encerrou nesta sexta-feira (10/06), com uma palestra dos embaixadores locais do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Eduardo Henrique Pinto e Almira Neta. A apresentação sobre o tratamento correto dos resíduos sólidos foi realizada no auditório da UGPE para servidores do órgão.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, destacou a importância da palestra para os servidores, uma vez que a UGPE e o ILZB estão estudando a viabilidade de uma parceria. “Estamos trabalhando na definição de projetos em conjunto”, disse o coordenador.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

De acordo com o subcoordenador do setor ambiental da UGPE, Otacílio Cardoso, o objetivo da palestra foi também criar pensamento crítico sobre o futuro do planeta e os prejuízos decorrentes do excesso de descarte de lixo.

“É preciso entender os novos caminhos que a área ambiental segue, e a temática do lixo zero é uma dessas vertentes. A gente precisa repensar as atitudes pequenas e medianas, a fim de que tenhamos um ambiente saudável para nossas futuras gerações”, destaca.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O consultor do ILZB em Manaus, Eduardo Henrique Pinto, falou sobre iniciativas simples do dia a dia que, segundo ele, fazem toda a diferença na preservação ambiental.

“As pessoas precisam entender que a reciclagem não é somente para elas. É também para a geração atual e para a futura. Reciclar tem que fazer parte da rotina. Da mesma forma que a gente se organiza em casa, a gente também precisa entender que nosso resíduo faz parte dessa organização e que precisamos cuidar, separar e fazer a reciclagem”, disse.

Continua após a publicidade

A palestra abordou a coleta seletiva e a importância do 5Rs, conceito que atenta para a necessidade de se reduzir a geração de resíduos sólidos no planeta, por meio da mudança de hábitos.

“São cinco palavras que podem causar um enorme impacto positivo em nossas vidas: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Fazendo isso, ajudamos a pessoa a entender melhor a forma de agir. Repensando suas práticas em relação ao meio ambiente, recusando e reduzindo o consumo sem necessidade, reutilizando sempre que possível e reciclando o que não puder ser usado”, enfatizou Eduardo.

A programação da Semana do Meio Ambiente da UGPE teve ainda apresentação cultural com a temática verde, como explica a subcoordenadora do setor social do órgão, Viviane Dutra.

“A ideia é mostrar a multiplicidade de aspectos que o meio ambiente envolve. Ao longo desses dias, falamos do meio ambiente e saúde, do meio ambiente e os resíduos, falamos de reaproveitamento e qualidade de vida do servidor. Por isso, para encerrar com chave de ouro essa semana de atividades, preparamos uma apresentação de dança, mostrando que temos que ter esse cuidado com a gente, valorizando também a arte”, concluiu.