Educação Ceará
Em seminário, governadora Izolda Cela destaca o protagonismo dos gestores escolares para o êxito das políticas de educação no Ceará
Gestores estão reunidos para discutir liderança, avaliação e aprimoramento da aprendizagem na rede estadual Agir no presente para concretizar um fu...
02/06/2022 13h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Gestores estão reunidos para discutir liderança, avaliação e aprimoramento da aprendizagem na rede estadual

Agir no presente para concretizar um futuro de oportunidades aos estudantes cearenses. É com esse propósito que o “Seminário Liderança Escolar e Aprendizagem: Perspectivas para a Escola do Presente e do Futuro” reúne, nos dias 2 e 3 junho, mais de 700 gestores da rede estadual de ensino, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A governadora Izolda Cela, acompanhada da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, participou da mesa de abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (2).

O evento é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco. Os participantes terão a oportunidade de discutir sobre recomposição das aprendizagens, priorização curricular, liderança na gestão escolar e a importância da avaliação.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Izolda Cela destacou a relevância do momento para qualificar a avaliação de resultados e escutar os profissionais que conduzem a força-tarefa em prol da educação pública cearense. “Eu me sinto participante dessa história, destacando sempre a importância da presença de vocês, que dedicam competência a esse trabalho tão nobre de transformar pouco a pouco as escolas do Ceará. Quando a gente fala do futuro, nós falamos ancorados no presente, fazendo as coisas, aqui e agora, que vão nos colocar cada vez mais nessa rota de alcançar o horizonte que nós desejamos”, enfatizou a governadora.

Outro destaque da programação deste ano é a recomposição das aprendizagens que, segundo Eliana Estrela, constitui-se como ação necessária para apoiar professores e estudantes diante dos impactos da pandemia. “Especialmente este ano, vamos trabalhar a recomposição das aprendizagens e a questão do abandono [escolar]. Mesmo com esforço de diretores e professores, do governo estadual com entrega de tablets e chips de internet, sabemos da importância da integração e da construção na escola. Agora, precisamos recompor o que não foi aprendido no momento certo”, afirmou a titular da Seduc.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Desenhando outro futuro possível

No Ceará, o engajamento dos gestores que atuam nas escolas e na rede Seduc tem sido fundamental para que as políticas públicas alcancem os estudantes e suas famílias. Integração que pode ser mensurada em resultados como os conquistados pela Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, em Itapajé. A escola obteve a nota 7,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, destacando-se como um dos melhores.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“É muito motivador observar que o trabalho da gente traz excelentes resultados. Mas os resultados de cognição são apenas a cereja do bolo. O que os meninos conseguem fazer de diferença para o mundo é o que realmente importa. Quando a gente os observa no mercado do trabalho, vemos que o trabalho realizado trouxe frutos muito doces. Isso rejuvenesce”, definiu Silvandira Mesquita, que atua há 13 anos como diretora da Adriano Nobre, e compareceu ao seminário.

Para continuar avançando na educação, o Governo do Ceará desenvolve, por meio da Seduc, estratégias por meio do Ceará Educa Mais, programa com 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense, incluindo a universalização do Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio. Atualmente, 60% da rede pública de ensino médio oferta esta modalidade de ensino. Desse total, 392 são escolas funcionando em jornada ampliada. O plano é alcançar os 100% da rede em tempo integral até 2026.

Aliado a isso, o Estado fortalece a cooperação com os municípios e o diálogo com parceiros, dentre eles o Instituto Unibanco. Essa parceria tem o Jovem de Futuro, iniciativa que apoia as redes públicas a oferecer uma educação de qualidade, possibilitando o desenvolvimento integral de todos os estudantes, com equidade, num processo de transformação contínuo.

“É uma honra participar do seminário representando o Instituto Unibanco. É um constante aprendizado a parceria com o Ceará nesses dez anos. É muito visível as realizações em relação à educação. Olhando para o Ensino Médio, a primeira coisa que eu destaco é que os professores com ensino superior representam a totalidade dos professores [da rede]. É um investimento naqueles que têm a responsabilidade de educar. O Ceará foi um farol para o Brasil em relação à Aprendizagem na Idade Certa, no regime de colaboração e gestão democrática”, pontuou Maju Azevedo, gerente de implementação de projeto do Instituto Unibanco.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Rosa Veras Souza, diretora da Escola Indígena Potyguara do Jucás, localizada em Monsenhor Tabosa, sente orgulho de fazer parte dessa história escrita com avanços e novos sonhos. Ela ressaltou o que representa o primeiro concurso público para a seleção de professores efetivos de escolas indígenas da rede pública, anunciado pela governadora em maio deste ano. “Essa conquista é de muita importância. É uma luta consistente. Enquanto professora Indígena, uma vez concursado, é reconhecimento da nossa categoria”.

No campo da formação, além de ações como o seminário, o Governo do Ceará tem investido na qualificação e no desenvolvimento dos profissionais da educação. Em março deste ano, foi inaugurado, em Fortaleza, o Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Oliveira (FormaCE).

“Gerir uma escola é um grande desafio e as dificuldades são muitas, mas nesses momentos [de formação] percebemos as infinitas possibilidades que podem fortalecer o contínuo desenvolvimento de uma educação de qualidade”, avaliou a diretora do FormaCE, Fernanda Diniz, que também prestigiou a abertura do seminário.

A trajetória de Rosa da Fonseca, professora e militante que faleceu nessa terça-feira (1°), também foi homenageada.

Presentes

A mesa de abertura também foi composta pela presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; presidente do Fórum Estadual de Educação, Siza Viana; coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), Lina Kátia; Cientista-Chefe da Educação, Jorge Lira; o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio; e outras autoridades.