A Prefeitura de Bataguassu, por meio da Superintendência Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) ofereceu na terça-feira, dia 31 de maio, uma oficina educativa voltada aos recicladores do municípío. A atividade foi realizada na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no município, e envolveu representantes da Associação Bataguassuense de Catadores de Materiais Recicláveis e catadores de rua.
De acordo com o psicólogo da Sanesul, Raildo da Silva Gomes, fiscal do Trabalho Social da empresa (GEMAM- SANESUL), a atividade faz parte do projeto técnico social, que acompanha a obra de esgotamento sanitário em andamento no município (Avançar Cidades 2).
Gomes explica que o projeto tem um prazo de nove meses (prazo da obra) e consiste na disponibilização de ações sociais diversas, levando informação a todas as famílias impactadas pela obra da rede de esgoto.
“Já foram realizadas campanhas educativas feitas nas unidades escolares, palestras orientativas e os cursos de geração de trabalho e renda. Nessa oportunidade vamos destacar o que a Sanesul pode contribuir com o meio ambiente”.
Presente na atividade, o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) agradeceu a Sanesul pela parceria e enalteceu o trabalho dos recicladores no município. “Nós, como Poder Público sabemos da importância do trabalho dos recicladores na cidade. Nosso objetivo é apoiar a associação no que for necessário”.
A oficina, na ocasião, foi ministrada pela superintendente municipal do Meio Ambiente, Camila Bachega.
Estiveram presentes na abertura da oficina, a secretária municipal de Assistência Social, Suely Otsubo; a coordenadora do CRAS, Hérica Okidoi além de demais servidores e atendidos pelo Cras.