O Arraiá do Bera seguiu seus dias de programação neste fim de semana como opção de cultura e lazer para toda família. Sua primeira edição já se tornou referência em festival cultural na cidade, reunindo milhares de pessoas em uma grande celebração das tradições juninas. Na noite deste sábado (27), o público lotou a arena para prestigiar as apresentações de quatro importantes agremiações da capital: Nova Junina do Orgulho, Os Matutos do Socialista, Flor da Primavera e Rádio Farol.
Para os integrantes das quadrilhas, participar do Arraiá do Bera representa o reconhecimento de um trabalho construído ao longo de muitos meses de ensaios, confecção de figurinos e dedicação coletiva.
Renato Gandes representou o Noivo pela quadrilha Nova Junina do Orgulho com o tema:Vitória na selva Madeira Mamoré, que conta a história da chegada dos bolivianos para contribuir com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Em sua primeira apresentação com um personagem masculino, a ansiedade de serem os primeiros a se apresentarem e a animação ficam evidentes.
“Essa é a primeira vez que carrego esse personagem, então foram 6 meses de muito ensaio e dedicação. Nos preparamos para trazer bastante alegria para o público com a nossa quadrilha”.
A segunda a alegrar a noite foi a quadrilha Matutos do Socialista com tema em devoção a Nossa Senhora de Aparecida. Edson Marinho, contou que cresceu em uma família religiosa e carrega consigo o compromisso e responsabilidade de ter um papel de destaque na dança.
“É sempre uma satisfação participar na junina. Desde pequeno sou devoto a Nossa Senhora de Aparecida, então para mim é muito emocionante representar e contar a história dela nessa primeira edição do Arraiá do Bera”.
A agremiação Flor da Primavera trouxe como tema os 40 anos de história da quadrilha junto com várias representações históricas de Rondônia. O marcador, Jerson Alves destacou as recentes vitórias do grupo e o peso da responsabilidade de manter o título de campeão.
“Estamos bem ansiosos, viemos de uma outra competição onde fomos campeões, então a responsabilidade aumenta, mas nos preparamos bastante e confiamos que hoje vamos entregar um belo trabalho”.
Os últimos a se apresentarem foram os integrantes da Rádio Farol. Com o tema Sou o Norte, eles buscaram demonstrar através da arte e da cultura os símbolos mais importantes da floresta amazônica, valorizando a fauna e a flora.
Fernanda Amaral, com muita gratidão, relatou o que representa para ela assumir o papel de velha na quadrilha há quase uma década.
“São 9 anos que representou a rádio farol como velha. É um orgulho pra mim carregar esse personagem que interage tanto com o público quanto dentro da quadrilha. Hoje vamos entrar na arena com garra para mostrar o que a gente vem ensaiando. Porto Velho é carente de eventos como esse, então é com muito orgulho que faço parte dessa cultura”.
O prefeito Léo Moraes destacou que o evento representa o compromisso da gestão municipal com a cultura e com as famílias porto-velhenses.
"O Arraiá do Bera é um espaço de valorização da nossa identidade cultural. Cada quadrilha que passa por esta arena carrega história, dedicação e o trabalho de dezenas de famílias que mantêm viva essa tradição. É uma alegria ver a população participando, prestigiando nossos artistas e fortalecendo a cultura de Porto Velho".
O fim da competição entre as agremiações acontece na última noite do evento, com uma premiação de R$45 mil.
Texto: Letícia Regis
Edição:Secom
Foto: Hellon Luís
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)