Cidades Brasilândia - MS
Governador Eduardo Riedel homologa licitação da MS-040 e anuncia mais de R$ 180 milhões em investimentos para Brasilândia
A manhã do último sábado (27 de junho) ficará gravada na memória dos brasilandenses. Em visita oficial ao município, o governador Eduardo Riedel cu...
27/06/2026 17h47
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Brasilândia - MS

A manhã do último sábado (27 de junho) ficará gravada na memória dos brasilandenses. Em visita oficial ao município, o governador Eduardo Riedel cumpriu uma agenda que entregou obras estruturantes e homologou a tão aguardada licitação da MS-040, no trecho que liga Santa Rita do Pardo a Brasilândia. Mais de R$ 180 milhões foram anunciados apenas para a rodovia, que começa a sair do papel após décadas de espera.

A programação, realizada na Rodovia MS-040, km 2, incluiu ainda a entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, com novas redes e ligações domiciliares, a reabilitação de unidades operacionais, a autorização para licitação da pavimentação e drenagem do Bairro Juvenal Serafim Uchôa e o recapeamento de ruas da região central.

AUTORIDADES PRESENTES

O evento reuniu o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, o deputado federal Beto Pereira, o senador Nelsinho Trad, o prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio Costa, e o vice-prefeito Nide. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Brasilândia, Fábio Toledo, os ex-prefeitos Angelo Guerreiro (Três Lagoas) e Dr. Antonio Thiago (Brasilândia), além da presidente da Câmara, Jô Silva, e dos vereadores Cézar Malta, Dr. Alexandre Rodrigues Carlos, Kinka, Quintino, Edson Costa e Juliane do Porto.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

FALA DA PREFEITA

Em seu discurso, a prefeita Márcia Amaral emocionou os presentes ao relembrar a luta pela pavimentação da MS-040, que começou ainda em seu mandato como vereadora.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Hoje vivemos um momento que ficará marcado para sempre na história da nossa cidade. Além das demais assinaturas de investimento que recebemos hoje, também assinamos a homologação da licitação da MS-040. Estamos realizando um sonho esperado por muitas gerações de brasilandenses. Um sonho de quem aprendeu a conviver com a poeira todos os dias secos, com a lama nas épocas de chuva, com os riscos da estrada e com as dificuldades enfrentadas diariamente para trabalhar, estudar, produzir”, afirmou.

A prefeita também destacou o olhar municipalista do governador.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“O senhor é um governador municipalista que olha pelos municípios, que conhece a realidade das cidades, que escuta os prefeitos, vereadores, lideranças e principalmente a população. O senhor compreende que o desenvolvimento do Estado começa dentro de cada município e que cuidar das pessoas é a sua maior missão como governador”, disse.

Ela detalhou ainda os investimentos recebidos, como a adesão ao programa Mais Saúde Menos Fila, que já viabilizou quase 600 cirurgias, e os investimentos em saneamento, que buscam chegar a 100% da cidade.

“Hoje, a assinatura de quase R$ 15 milhões em obras de construção da estação de tratamento e mais de mil ligações domiciliares. Estamos conversando com o governador para chegarmos a 100% do saneamento em Brasilândia, chegando nos dois últimos bairros, o mais antigo, João Paulo da Silva e João de Abreu”, anunciou.

FALA DO GOVERNADOR

O governador Eduardo Riedel explicou a lógica da obra e o impacto da rodovia para a região.

“A 040 sendo lançada hoje aqui é um marco não só para Brasilândia, para Santa Rita, mas para o Estado de Mato Grosso do Sul. Uma entrada por São Paulo que vai trazer para cá desenvolvimento, crescimento, novas oportunidades para muita gente. Fiz o compromisso com essa rodovia e, a partir de agora, ela se torna realidade. Nos próximos quatro anos, toda a 040 concluída, com os lotes 2 e 3 também entregues”, afirmou.

Riedel também tranquilizou a população sobre o modelo da obra.

“Não está previsto aqui nenhum tipo de concessão. O meu compromisso é realizar de maneira direta com o orçamento do Estado a pavimentação. Não está previsto aqui nenhum tipo de pedágio”, garantiu.

O governador ainda anunciou que, com a pavimentação e o saneamento universalizados, Brasilândia está preparada para receber novos investimentos.

“É um município pronto, preparado para um desenvolvimento que se avizinha, gerando oportunidade e renda para as pessoas. Que é o que a gente quer ver”, concluiu.

HOMENAGEM À CULTURA INDÍGENA

A cacique da Aldeia Ofaié, Ramona Coimbra, e um grupo de artesãs indígenas presentearam o governador com um artesanato típico em reconhecimento à pavimentação da rodovia, que passa às margens da aldeia e vai facilitar o acesso da comunidade.

COMPROMISSO COM O FUTURO

A agenda reafirmou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasilândia, com investimentos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento econômico do município e de toda a região.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Autor:Assessoria de Imprensa

Local:Brasilândia

Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS