As confraternizações promoveram momentos de união entre os usuários dos Serviços de Conivência e Fortalecimento de Vínculos
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos (SASHDS) promoveu, ao longo deste mês, uma série de confraternizações juninas em celebração ao período de São João. As atividades reuniram usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos servidores da secretaria, em momentos de integração, valorização da cultura nordestina e fortalecimento dos vínculos comunitários.As comemorações com os usuários do SCFV foram realizadas em duas etapas. Na quinta-feira (25), a programação foi voltada às crianças e adolescentes acompanhados pelos Cras. Já na sexta-feira (26), foi a vez dos grupos de pessoas idosas participarem das atividades, que contaram com música, comidas típicas e apresentações culturais.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos, Michael Farias, as confraternizações representam mais do que um momento de lazer. “O Serviço de Convivência também fortalece vínculos por meio da cultura, da convivência e da valorização das tradições da nossa região. Celebrar o São João com crianças, adolescentes e pessoas idosas é uma forma de promover integração, pertencimento e fortalecer as relações construídas diariamente nos grupos do serviço”, destacou o secretário.
Mariana Alves, de 13 anos, acompanhada pelo Cras Miro Cairo, destacou a alegria de participar da programação. “O São João é a minha festa favorita do ano, porque é muito animada. Poder comemorar aqui com os meus amigos do Serviço de Convivência está sendo muito legal e divertido. Essa é a melhor época do ano”, relatou.
Frequentadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Elenilda Bispo também participou da confraternização e ressaltou a importância desses momentos. “Eu amo o São João e essa festa do Serviço de Convivência já virou tradição para mim. Participo todos os anos. Aqui nós temos muitas atividades, mas o São João é uma das melhores. A equipe é muito acolhedora e, depois que a gente participa, sempre volta para casa mais feliz”, afirmou.
Tradição também chegou às comunidades rurais
As comemorações também aconteceram na zona rural do município. Organizadas pelo Cras Rural, as confraternizações foram realizadas nas localidades de Caiçara, Bate-Pé, Inhobim, Baixão, Itapirema e São Sebastião, garantindo que os usuários atendidos nesses territórios também pudessem celebrar o período junino.
Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Dayana Evelinne, levar essas ações para diferentes localidades reforça o compromisso da política de assistência social com a inclusão e o fortalecimento dos vínculos comunitários. “Nosso objetivo é garantir que todos os grupos atendidos pelo Serviço de Convivência tenham acesso a esses momentos de integração e valorização da cultura local, independentemente de onde vivem. As festas juninas fortalecem os laços entre os usuários, as famílias e as equipes dos Cras, contribuindo para o sentimento de pertencimento e convivência comunitária”, ressaltou.
Encerramento reuniu servidores da secretaria
Vinícius
Encerrando a programação junina, a SASHDS promoveu uma confraternização voltada aos servidores que trabalham no prédio da secretaria. O encontro contou com café da tarde, comidas típicas e um momento de integração entre profissionais de diferentes diretorias e serviços.
O atendente de Sistemas de Informação da Diretoria de Habitação, Vinícius Rocha, destacou a importância da iniciativa. “Esses momentos aproximam as equipes e tornam o ambiente de trabalho ainda mais acolhedor. Além de celebrar uma tradição tão importante para nossa região, também é uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre os servidores em um momento de descontração”, afirmou.