Geral Sergipe
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição que celebra encontros, memórias e vivências à beira-mar
Mostra ‘Entremares’ reúne 25 pinturas inspiradas em vivências, memórias e cenas do cotidiano das praias sergipanas
26/06/2026 12h02
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Galeria de Arte J. Inácio inaugura no próximo dia 2 de julho, às 18h, a exposição individual ‘Entremares’, da artista plástica Tarcila Raquel. Com curadoria de Jane Junqueira, a mostra reúne 25 pinturas em óleo sobre tela que retratam cenas inspiradas nas experiências da artista com o mar, a praia e as relações humanas construídas nesses espaços de convivência e pertencimento.

A exposição apresenta recortes do cotidiano que revelam a praia como território de encontros, contemplação, espiritualidade e liberdade. As obras exploram a conexão entre corpo, natureza e memória, traduzindo, em cores e formas, as sensações despertadas pela presença do mar e pela convivência entre diferentes pessoas que compartilham esse ambiente.

Para a curadora da mostra e coordenadora da Galeria de Arte J. Inácio, Jane Junqueira, a exposição evidencia a capacidade da arte de transformar experiências pessoais em reflexões coletivas. "As obras nos fazem perceber a praia não apenas como paisagem, mas como um espaço de encontro, convivência, memória e pertencimento. Além da beleza estética, a exposição também provoca reflexões importantes sobre o caráter público desses espaços e a necessidade de preservá-los para as futuras gerações", ressaltou.

As telas também dialogam com questões sociais relacionadas ao acesso aos espaços públicos. Por meio de obras que abordam a privatização das praias, a artista convida o público a refletir sobre a importância da preservação desses territórios como lugares democráticos de lazer, convivência e construção de identidades coletivas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A artista Tarcila Raquel destacou a importância da exposição como um marco em sua trajetória nas artes visuais. "Estou muito feliz por realizar minha primeira exposição individual na Galeria de Arte J. Inácio, um espaço que possui uma importante tradição de valorização das artes visuais e de incentivo a artistas de diferentes gerações. As obras reunidas em 'Entremares' representam cenas que despertam emoções e evidenciam a riqueza das relações que acontecem entre a areia e o mar, reforçando também a importância da praia como espaço público acessível a todos", afirmou.

Exposição

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A exposição ‘Entremares’ ficará aberta à visitação de 2 a 31 de julho de 2026, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada no primeiro andar da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho, em Aracaju. A entrada é gratuita.