Geral Sergipe
Seed divulga resultado de seleção do Programa Liderar-SE
Curso é destinado a servidores da Seed com cargos de liderança; selecionados devem confirmar participação nos dias 25 e 26 de junho
25/06/2026 11h02
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) torna público o resultado das inscrições para o Programa Liderar-SE, finalizadas no último dia 12 de junho. O programa é destinado a servidores públicos da Seed que ocupam cargos estratégicos de liderança, com o objetivo de formá-los a partir do fortalecimento de competências de gestão e desenvolvimento de equipes. Ao todo, 50 vagas foram preenchidas.

Os resultados podem ser vistos na aba ‘Editais e Seleções’ do site da Seed, disponível em https://seduc.se.gov.br/editais-e-selecoes/. A seleção foi realizada com base na ordem cronológica das inscrições, respeitando os critérios de elegibilidade descritos no edital de abertura, com vagas reservadas para pessoas negras e Pessoas com Deficiência (PcDs). O curso, instituído pela Portaria nº 0181/2026, busca atender às necessidades da administração pública, com a formação adequada dos servidores com base na Matriz de Competências da Seed.

Os candidatos devem confirmar a sua participação na plataforma de aprendizagem da Secretaria nos dias 25 e 26. A abertura para o Liderar-SE será realizada no dia 1° de julho, no auditório Hermínia Caldas, nas dependências da Seed.

Para a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seed, Fernanda Feitosa Moura, o programa é fundamental para a formação estratégica dos cargos de liderança da Seed. “O avanço da educação pública de Sergipe exige gestores preparados para enfrentar cenários complexos e em constante transformação. O programa Liderar-SE corresponde a uma forma que a gente tem de atender a essa necessidade, podendo capacitar as lideranças educacionais para a tomada de decisões estratégicas e fundamentais, para garantia da continuidade das políticas públicas essenciais a fim de que a gente continue avançando”, enfatiza.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A diretora também reforça que o curso irá trabalhar com os líderes a “visão estratégica, foco de resultado, liderança e gestão de pessoas, articulação, comunicação, tomada de decisão, gestão de crise e contingências e diversidade e inclusão”. A ideia é que a Rede Pública Estadual de Educação tenha servidores capacitados para atuar nos cargos de liderança.

Metodologia

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O curso terá duração de 80 horas, com quatro módulos temáticos: Liderança Estratégica e Gestão para Resultados; Governança Colaborativa e Articulação Institucional; Tomada de Decisão e Gestão de Crises em Contextos de Mudança; e Liderança Inclusiva e Desenvolvimento de Pessoas. As aulas serão realizadas nas modalidades presencial e remota, sendo esta última de forma síncrona (ao vivo), com a realização de atividades assíncronas.

O objetivo do programa é alcançar os servidores que atuam em três níveis de liderança: a Liderança Estratégica - composta pelo cargo de secretário(a) de Educação, secretários(as) executivos e superintendentes; a Liderança Tática - formada pelos(as) gestores das Diretorias Regionais de Educação (DREs), da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), chefes de Assessoria e coordenadores de grandes áreas ou de programas estratégicos; e a Liderança Operacional - composta pelos(as) diretores(as) escolares, coordenadores(as) pedagógicos(as), chefes(as) de serviço e supervisores(as) locais de programas e de projetos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0