Grupo conquista pódios, bolsas e vagas em programas de intercâmbio e competições
internacionais durante o 22º Vida ao Corpo Festival Internacional de Dança
O Ballet Municipal de Bertioga encerrou com chave de ouro sua participação no calendário de festivais do primeiro semestre de 2026. No último domingo (21), os alunos se destacaram no 22º Vida ao Corpo Festival Internacional de Dança, realizado no Teatro Ítalo Brasileiro, em São Paulo, conquistando premiações expressivas e importantes oportunidades de projeção internacional.
Reconhecido como um dos eventos de destaque no cenário da dança, o festival reuniu cerca de 240 coreografias participantes, promovendo o intercâmbio artístico entre bailarinos, grupos e escolas de diversas regiões do Brasil.
Representando Bertioga, os solistas do Ballet Municipal obtiveram resultados que evidenciam a qualidade técnica e artística desenvolvida pelo projeto, mantido pela Diretoria Municipal de Cultura.
Premiações
1º Lugar
Henri Bernardo
Maria Rita Oliveira
Maria Emília Alves e Henri Bernardo (Duo)
2º Lugar
Maria Emília Alves e Henri Bernardo (Duo)
3º Lugar
Maria Emília Alves
Gabriela Valencio
Reconhecimento Internacional
Além das conquistas no palco, os bailarinos também receberam importantes reconhecimentos voltados ao aperfeiçoamento profissional e à formação artística internacional. A aluna Maria Rita Oliveira foi selecionada para participar da Mostra de Dança Portugal and Brazil Summer Program, iniciativa que promove intercâmbio cultural e capacitação técnica entre bailarinos brasileiros e portugueses.
Outro grande destaque foi a seleção da bailarina Sofia Sousa para o Tanzolymp, considerada as olimpíadas da dança. Realizada em Berlim, na Alemanha, a competição reúne representantes de diversos países e oferece oportunidades de intercâmbio, formação e visibilidade internacional.
Sofia passa a integrar a delegação de Bertioga ao lado de Emanuelly Nascimento e Victoria Regina Flausino, que já haviam sido selecionadas em festival anterior. As três bailarinas foram escolhidas pelo diretor do Tanzolymp, o alemão Oleksi Bessmertni, reconhecimento que reforça o potencial artístico das alunas e a excelência do trabalho desenvolvido no município.
Orgulho
Para a Diretoria de Cultura, Camila Quelhas, os resultados consolidam um semestre histórico para a dança bertioguense. Ao longo dos primeiros seis meses de 2026, os alunos do Ballet Municipal acumularam quase 50 medalhas, além de premiações especiais, bolsas de estudo, seleções para eventos nacionais e oportunidades de intercâmbio internacional.
“Encerramos este ciclo com muito orgulho dos nossos bailarinos. Os resultados refletem dedicação, disciplina e o comprometimento de toda a equipe envolvida na formação desses jovens talentos. Mais do que as premiações, celebramos as oportunidades que estão sendo abertas para nossos alunos e o fortalecimento da dança como ferramenta de transformação social, desenvolvimento humano e valorização cultural em Bertioga”, destacou a diretora de Cultura, Camila Quelhas.
Diretoria de Comunicação
Texto:
Diretoria de Comunicação
Fotos:
Laura Vidotti
Responsável:
Juliana Nakagawa