Cidades Porto Velho - RO
Prefeitura de Porto Velho se destaca em debate nacional sobre comunicação estratégica e combate ao assédio moral na 58ª RTC
Servidores participam de debate nacional sobre comunicação, prevenção e combate ao assédio no serviço público Evento reuniu as principais lideranç...
23/06/2026 17h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO

A Controladoria-Geral do Município (CGM) de Porto Velho marcou presença de forma ativa na 58ª Reunião Técnica do Conselho Nacional dos Organismos de Controle Interno (Conaci), realizada em Porto Alegre. Representando a capital rondoniense, o controlador-geral, Jonhy Milson Oliveira Martins, e a chefe da Assessoria Técnica de Controle, Taísa Souza, participaram de discussões centrais para a modernização da gestão pública brasileira, com foco em comunicação e integridade no ambiente de trabalho.

O evento reuniu as principais lideranças de controle interno do país para debater ferramentas que vão além da tradicional fiscalização punitiva, focando na prevenção e na construção de ambientes corporativos mais saudáveis e transparentes.

Comunicação como ferramenta de controle e auditoria

A programação técnica contou com o painel "Comunicação no Controle Interno e na Auditoria", moderado por Raul Cancian, secretário de Transparência e Controle do Estado do Maranhão. O painel abordou a necessidade de desmistificar a atuação dos órgãos de controle e aproximá-los dos gestores e da sociedade.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Durante o painel, a jornalista e assessora-chefe de Comunicação do Conaci, Thais Venturatto, apresentou a palestra "Controle que Conecta: Comunicação Aplicada às Macrofunções do Controle Interno". Em seguida, o tema "Comunicação Não Violenta em Auditoria" foi conduzido por Diocésio Sant’anna, coordenador de Auditoria no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que defendeu o uso de uma linguagem mais empática e colaborativa durante os processos de auditoria para mitigar conflitos e aumentar a eficácia das recomendações.

Encontro teve foco na prevenção e na construção de ambientes corporativos mais saudáveis, éticos e transparentes.

A chefe da Assessoria Técnica da CGM de Porto Velho, Taísa Souza, acompanhou de perto os debates e ressaltou o valor das novas diretrizes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Modernizar o controle interno exige aprimorar a forma como nos comunicamos. A auditoria não deve ser vista como uma barreira, mas como uma parceira estratégica que orienta o gestor. Absorver essas práticas de comunicação não violenta nos ajuda a implementar um controle muito mais preventivo e eficiente em Porto Velho”,destacou Taísa.

Porto Velho em destaque no combate ao assédio moral

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O ponto alto da participação rondoniense no evento foi o convite feito ao controlador-geral, Jonhy Milson Oliveira Martins, para integrar a dinâmica "Controle na Mesa", um espaço interativo de debate de alto nível técnico.

Jonhy Milson foi um dos debatedores convidados para tratar de um tema sensível e de extrema relevância para o funcionalismo público: o assédio moral. O debate contou com a apresentação de um especialista na área e dividiu a mesa com nomes de peso do cenário nacional:
Daniel Avelar, subcontrolador de Correição da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH);
Danielle Carvalho, controladora-adjunta do Estado do Rio Grande do Norte.

A dinâmica promoveu um intercâmbio de experiências e boas práticas sobre como as controladorias podem atuar tanto na prevenção quanto na punição de práticas abusivas no ambiente de trabalho, garantindo a integridade dos servidores e a eficiência do serviço público.

Jonhy Milson participou como debatedor convidado em painel sobre assédio moral no serviço público

Ao avaliar a participação de Porto Velho, o controlador-geral reforçou o compromisso da capital com as pautas de integridade.

“O assédio moral corrói a administração pública, adoece o servidor e destrói a produtividade. Debater esse tema na RTC com grandes especialistas nos dá o embasamento necessário para fortalecer as ações de correição e compliance que já estamos desenvolvendo em Porto Velho. Saímos daqui com ferramentas consolidadas para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais ético, seguro e respeitoso para todos”, afirmou Jonhy Milson.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância da atuação técnica da Controladoria-Geral do Município e o alinhamento da gestão com práticas modernas de governança.

“A Prefeitura de Porto Velho tem trabalhado para fortalecer uma gestão baseada em ética, transparência e respeito às pessoas. A atuação da CGM em espaços nacionais como este demonstra que estamos no caminho certo, aprimorando nossos mecanismos de controle e valorizando o servidor público”, afirmou o prefeito.

A participação da CGM de Porto Velho na 58ª RTC consolida o município como um ator relevante no cenário nacional do controle interno, alinhando a gestão da capital de Rondônia às melhores práticas de transparência, governança e valorização das pessoas.

Texto:CGM
Edição:Secom
Fotos:CGM

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)