As obras de implantação da rede de esgoto em Tijucas do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, entraram em uma nova fase. Com 17 quilômetros de rede já instalados, foram executados cerca de 60% da primeira etapa do projeto, viabilizando o serviço de coleta de esgoto na cidade. Durante o mês de junho, os trabalhos avançam para as regiões do Centro e Vilas Cubas.
Com a conclusão dos nove quilômetros restantes, prevista para setembro, Tijucas do Sul atingirá 40% de cobertura de rede de esgoto, permitindo que mais de 1.500 famílias e comércios se conectem ao sistema. A meta é alcançar 90% de cobertura até 2033. As obras são realizadas pela Ambiental Paraná, responsável pela gestão de esgoto em Tijucas do Sul, em Parceria Público-Privada com a Sanepar.
“Temos como objetivo fazer investimentos prioritários no Paraná, onde há metas de universalização do saneamento para serem alcançadas. Para isso, temos um planejamento e as Parcerias Público-Privadas vão dar celeridade para alcançar essas metas”, disse o presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Nos próximos bairros, a execução exigirá maior complexidade operacional devido à profundidade das escavações. Por esse motivo, é necessário reforçar a atenção à sinalização no entorno das obras. Paralelamente, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) segue na fase de fundações, e a construção das Estações Elevatórias de Esgoto tem previsão de iniciar nesta segunda quinzena de junho.
“Grande parte da obra é executada pelo Método Não Destrutivo (MND), que reduz os impactos urbanos. Contudo, em trechos com solos mais firmes e presença de rochas, utilizamos escavações convencionais. Como essa necessidade aumenta nos pontos mais profundos, teremos operações mais complexas e redobraremos os cuidados”, explica Daline da Silva Mendes, supervisora de Engenharia da Ambiental Paraná.