Cultura Cultura
Academia de Letras dos Campos Gerais realiza reunião itinerante em Piraí do Sul
Encontro reuniu acadêmicos, escritores, autoridades e comunidade em ação de valorização da literatura e da cultura regional
23/06/2026 15h37
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Piraí do Sul - PR

Piraí do Sul sediou, no último sábado (20), a 8ª Reunião Ordinária Itinerante da Academia de Letras dos Campos Gerais. O encontro foi realizado na Câmara Municipal e integrou o projeto “A Academia de Letras é dos Campos Gerais”, iniciativa que busca aproximar a instituição dos municípios da região, incentivar a produção literária e valorizar os escritores locais.

 

A programação reuniu acadêmicos, escritores, autoridades e representantes da comunidade. Estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Mariana Zadra Gabriel Ferreira; o diretor municipal de Cultura, Rogério dos Santos; a representante do Núcleo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Elenice Flügel; além de autores locais e integrantes de diversos segmentos culturais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

A abertura da sessão foi conduzida pelo presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, Sérgio Monteiro Zan. Como parte da programação cultural, a Oficina de Dança Gaúcha do Centro Municipal de Cultura realizou uma apresentação coordenada pela professora Maria de Lourdes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

Durante o encontro, a escritora e acadêmica Luísa Cristina dos Santos Fontes, presidente da Academia Feminina de Letras do Paraná, apresentou um panorama sobre a trajetória e a contribuição das escritoras piraienses Dalva Ferreira Fanchin e Vera Vargas para a literatura paranaense.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

 

A programação também contou com a participação de escritores do município, entre eles Marcelo Zanello Milléo, Rafaella Martins de Oliveira e Felipe Martins de Oliveira, que contribuíram para o intercâmbio literário promovido durante o evento. Na ocasião, o acadêmico Carlos Mendes Fontes Neto, diretor da Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, realizou a doação de livros à Prefeitura de Piraí do Sul, enquanto escritores locais também destinaram exemplares para o acervo da Biblioteca Paranista.

 

Ao final da reunião, o presidente Sérgio Monteiro Zan agradeceu a acolhida do município e destacou a importância da união entre instituições culturais, poder público, escritores e comunidade para o fortalecimento da cultura e da literatura regional.

 

A realização da reunião itinerante reforça o compromisso da Academia de Letras dos Campos Gerais com a preservação da memória, a valorização dos autores regionais e a ampliação do acesso à cultura, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural dos Campos Gerais.