Em 2022, durante o Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu, esta ilustre filha de São Felix receberá uma homenagem da Câmara dos Vereadores da sua cidade natal, no dia 27, às 10h. Nada mais justo, pois no auge dos seus 102 anos, além de ser a mais importante ceramista do Brasil, essa ilustre sanfelixta é uma sambadeira de primeira do bom samba de roda do Recôncavo baiano, o que ela provará ao comandar a roda de samba do grupo Filhos de Dona Cadu, dia 27, às 20h.
As homenagens à Dona Cadu acontecem durante o Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu que será realizado De 27 a 29 de maio a cidade de São Félix, no Recôncavo baiano. O evento realizará um grande encontro dos saveiros da Bahia, com o propósito de resgatar a memória e preservar este tipo de embarcação, valorizando a sua salvaguarda como patrimônio do nosso estado. Durante os três dias de festa, que tem como clímax o “Bordejo pelas Águas do Paraguaçu”, acontecerá uma rica programação cultural, educativa e de cunho social, com ‘shows’ de samba e ‘reggae’, homenagem à Dona Cadu, Feira de Economia Criativa e Agricultura Familiar, concurso de desenhos e redação nas escolas de São Félix e ação de limpeza das margens do Rio Paraguaçu.
O Festival de Saveiros — I Festa Náutica do Vale do Paraguaçu foi idealizado por Wandick Vieira, tem a produção da Tabuleiro Produções e Um Som & Imagem e conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através das Secretarias de Turismo (Setur) e Comunicação — SECOM, e apoio institucional de Bartinho da Silva e Prefeitura de São Félix.