O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com as equipes de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, orienta os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos 139 municípios, para o preenchimento do Registro Mensal de Atendimento do Centro (RMA). A ação teve início na terça-feira, 17, e prossegue até a próxima semana, dia 26, na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas.
A coordenadora do Cras de Formoso do Araguaia, Marilene Rodrigues Neres Carvalho, está participando da capacitação e ressalta a importância de participar da ação. "A equipe técnica da Setas tem transformado informações em riquezas, para nós e para os beneficiários dos Cras. Um exemplo disso é a escuta qualificada, onde a gente consegue detectar o que as famílias precisam, mesmo que não consigam expressar, e encaminhá-las para os atendimentos que necessitam", afirmou.
O Cras de Formoso de Araguaia realiza cerca de 300 atendimentos ao mês. "Essa capacitação vem em boa hora, quando precisamos aprimorar nossos conhecimentos. Estamos recebendo orientações para oferecer atendimento de melhor qualidade. O dia a dia traz muitas dúvidas de como atender os nossos usuários, traz situações que a gente pensa que sabe lidar, mas sempre há novidades e aqui tiramos as dúvidas para melhor atendê-los", informou a coordenadora do Cras Alecrim de Luzimangues, Herlene Carolina Queiroz.
As capacitações são sobre o preenchimento dos registros mensais e têm o objetivo de orientar os coordenadores dos Cras dos 139 municípios. "O registro mensal é uma forma de demonstrar a execução dos trabalhos dos Cras e o Governo cuida e orienta os municípios, para que os atendimentos sejam feitos da melhor forma possível", destacou a assistente social da Gerência da Proteção Social Básica da Setas, Aurora Silva.
Proteção Social Básica
A Proteção Social Básica atua na prevenção dos riscos, por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e tem como porta de entrada o Cras dos municípios.
Cronograma
Entre os dias 17 e 19, a capacitação será para os Cras das regionais Centro-Leste, Norte, Norte II, e no período de 24 a 26 de maio, para os Cras das regionais Norte III, Centro-Oeste, Sudoeste.
Registro Mensal
O Registro Mensal de Atendimentos (RMA) é um sistema onde são registradas, mensalmente, as informações relativas aos serviços ofertados e ao volume de atendimentos nos Cras, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP).
Seu principal objetivo é uniformizar essas informações e, dessa forma, proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), conforme as determinações das Resoluções da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) n° 4/2011 e n° 20/2013.
Na medida em que tais informações são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Assim, o RMA tem um papel essencial no planejamento e na tomada de decisões no campo das políticas públicas de Assistência Social.