Cidades Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde participa e tem destaque na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso
A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Cuiabá, e reuniu centenas de pess...
16/10/2025 12h19
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT

A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Cuiabá, e reuniu centenas de pessoas de todo o estado. O encontro marcou um momento importante para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completou 20 anos em 2025.

Com o tema“20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência serviu como um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências entre trabalhadores, gestores e usuários da assistência social.

Entre os participantes, Lucas do Rio Verde teve uma presença especial. Representando o município estiveram Gisele Bellotti de Rezende, Paulo César Hartmann, Thamiris França Régis, Rakelly Barroso da Silva e Rosa Jordana de Abreu Aragão Amorin. Todos participaram das discussões, grupos de trabalho e votações ao longo dos três dias de evento.

Depois das discussões, as propostas foram votadas e aprovadas. Elas serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e também apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em dezembro, em Brasília.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na eleição dos delegados, Gisele Bellotti de Rezende, de Lucas do Rio Verde, foi escolhida como delegada titular entre os municípios de médio porte. A servidora Thamiris França Régis também foi eleita delegada titular no segmento dos trabalhadores e Rakelly Barroso da Silva, representando os usuários do SUAS, ficou como suplente.

Eleita delegada, Gisele comemorou a conquista, mas também ressaltou a responsabilidade da função.“Acreditamos que temos condições de bem representar o estado do Mato Grosso em relação a propostas de políticas públicas eficientes, que possam trazer melhorias aos serviços voltados à população e aos trabalhadores do SUAS. Queremos consolidar ainda mais a Política de Assistência Social, garantindo os direitos sociais previstos em nossa Constituição”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Gisele também defendeu a proposta de destinar 1% da receita da União à Assistência Social, reforçando a importância de garantir recursos estáveis para o sistema.

A servidora Thamiris França Régis também saiu satisfeita com o resultado da conferência. Ela foi relatora do Eixo 1, que tratou sobre o acesso universal ao SUAS. “Participar da conferência no ano em que o SUAS completa 20 anos foi uma experiência muito significativa. Tivemos debates importantes sobre o fortalecimento dessa política pública. Lucas do Rio Verde teve uma participação expressiva, reafirmando nosso compromisso com a defesa de direitos e com o aprimoramento contínuo do SUAS”, contou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Representando os usuários, Raquel Barroso da Silva falou sobre a emoção de participar.“Foi muito gratificante entender de perto a luta por melhorias. Saí da conferência com o coração cheio, vendo que há servidores comprometidos em garantir um atendimento melhor para todos”, contou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

A conferência mostrou que o SUAS é feito por pessoas que acreditam na força da união e do diálogo. Cada ideia debatida ali foi um passo importante para melhorar o atendimento às famílias e levar mais cuidado e dignidade a quem precisa.