Quem passa pela Avenida Jesiel Norberto pode ver que o muro do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), ganhou um colorido intenso e se transformou e uma obra de arte a céu aberto. A intervenção é resultado do projeto CORjunto – Arte na cidade.
Segundo a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne, essa parceria entre o Crav – serviço municipal que atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher – e projeto CORjunto teve o objetivo de tornar o ambiente acolhedor para as usuárias do serviço. “A ideia é que quando a mulher aviste o Crav, ela o veja como um espaço acolhedor, um ambiente que vai abraçar e cuidar dela”, reforçou.
A obra foi finalizada ontem (12), após quatro dias de produção, e retrata a imagem de duas mulheres em meio a flores, com a mensagem “Seja forte e corajosa!”, e de punhos erguidos, representando força e resistência. A pintura executada sobre o muro, também conhecida como muralismo, leva a assinatura de sete artistas da cidade: a desenhista Valéria Cathalá, os artistas visuais Jéssica Esteves, Rafaella Novaes, Jamilly Amancio, Brenda Lacerda e Thássila Marina, tendo Carol Quadros à frente.
Carol conta que a escolha pela arte pintada na parede se deu após conversas com a equipe do Crav e com profissionais que já atenderam no local. “Aí criamos essa arte colorida e acolhedora. E já que este é um serviço para mulheres, convidei artistas mulheres para esse trabalho”, disse.
De acordo com ela, enquanto pintavam o muro, as artistas já recebiam a avaliação positiva da população. “Os próprios moradores ou pessoas que passavam por aqui, agradeciam, elogiavam, aplaudiam. Foi muito legal essa interação. E o que a gente espera é isso que as pessoas reconheçam a necessidade de arte pelas ruas da cidade porque, como costumo dizer, a arte traz um abraço através do olhar”, assegurou.
Arte na cidade– O projeto CORjunto, que tem como madrinha e também idealizadora a delegada Gabriela De Diego, surgiu no início deste ano, com o objetivo de levar cor e vida para ambientes públicos, por meio do muralismo. Foi da delegada a ideia de, na segunda fase do projeto, executar a intervenção artística no Crav.
O primeiro local a receber a iniciativa foi a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Vitória da Conquista (Deam). A intenção do projeto é atender seis instituições por ano e os próximos locais que receberão a intervenção artística são a Biblioteca Municipal e o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos.
A delegada Gabriela destaca que o projeto é sustentado por doações. Além da arrecadação de doações por meio das redes sociais, o CORjunto também contou para essas primeiras fases do projeto com o apoio de empresas da cidade. “Nós pretendemos levar cor e arte a diversos espaços públicos”, enfatizou a delegada.
Caso você queira contribuir com o projeto, as doações podem ser feitas por meio do PIX para o e-mail corjunto@gmail.com.